Com o objetivo de fortalecer o turismo comunitário e fomentar o empreendedorismo local, a Caravana Conexão Amazônia promove, de 1º a 6 de outubro, uma visita técnica à vila de Alter do Chão, no Pará. A iniciativa é voltada para barraqueiros empreendedores de Barcelos (AM), que terão a oportunidade de conhecer de perto experiências bem-sucedidas de gestão, organização comunitária e práticas de turismo sustentável.
A ação é promovida pela Prefeitura de Barcelos, em parceria com o Programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae Amazonas. O objetivo é realizar um intercâmbio de conhecimentos e práticas que possam ser adaptadas e aplicadas à realidade turística de Barcelos, município que tem no turismo e na pesca esportiva importantes pilares de sua economia.
A caravana é composta por 16 participantes, entre eles dez barraqueiros, dois piloteiros, um mototaxista, um taxista, o Agente de Desenvolvimento local e um representante da Secretaria de Turismo de Barcelos.
O gestor territorial do projeto AM Atendimento Territorial Rio Negro, Frank dos Santos Rodrigues, acompanha a atividade e reforça o caráter estratégico da ação.
“Alter do Chão é referência em turismo comunitário e sustentável. Essa vivência prática vai permitir que os empreendedores de Barcelos enxerguem novas possibilidades para melhorar seus negócios e, ao mesmo tempo, valorizem a cultura local. É uma oportunidade única de aprendizado e troca que certamente trará resultados positivos para o município”, afirma.
O gerente da Unidade de Empreendedorismo no Interior (UEI) do Sebrae Amazonas, Luan Menezes, destaca o protagonismo do Sebrae-AM na execução do programa e na criação dessas oportunidades de crescimento.
“O Sebrae, por meio do Cidade Empreendedora, tem o papel de articular, planejar e oferecer suporte técnico para que ações como essa se tornem realidade. A caravana é um exemplo claro de como conseguimos conectar empreendedores locais a experiências de sucesso, gerando aprendizado prático que fortalece a economia de Barcelos. Nosso compromisso é garantir que o conhecimento adquirido aqui seja transformado em desenvolvimento sustentável para o município”, ressalta.
A expectativa é que a troca de experiências contribua para o aprimoramento das atividades empreendedoras em Barcelos, consolidando o turismo como vetor de desenvolvimento e promovendo uma integração cada vez maior entre cultura, sustentabilidade e geração de renda.