
O Amazonas segue firme na liderança do crescimento da pecuária nacional. Segundo os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta semana, o estado registrou um crescimento de 88,1% no número de cabeças de gado entre 2018 e 2024, superando os 73% já divulgados em março deste ano. O resultado consolida o Amazonas como um dos principais polos emergentes da pecuária brasileira.
O avanço expressivo é fruto da dedicação dos produtores rurais, da consultoria técnica especializada e das políticas públicas voltadas à produção sustentável. O modelo produtivo amazonense alia tecnologia, legalidade e respeito ao meio ambiente, demonstrando que é possível crescer sem devastar.
O Sebrae Amazonas tem sido determinante nesse processo. Desde 2018, o investimento nas consultorias de Melhoramento Genético Bovino já realizou mais de 72 mil Inseminações Artificiais por Tempo Fixo (IATF) e mais de 5 mil Transferências de Embrião (TE). Somente em 2025, foram contabilizadas 25 mil IATFs, com previsão de alcançar 30 mil em 2026, além de mais de 2 mil embriões transferidos.
“O Sebrae tem atuado como um verdadeiro parceiro dos produtores rurais, levando tecnologia de ponta e promovendo ganhos de produtividade sem ampliar áreas de pastagem. Isso é desenvolvimento com responsabilidade”, explica o gestor de projetos do Sebrae Amazonas, Erivan Oliveira.
Além do melhoramento genético, o Sebrae oferece consultorias em manejo de pastagem, licenciamento ambiental e georreferenciamento de imóveis rurais. As ações têm permitido a regularização fundiária, acesso a crédito e segurança jurídica, transformando propriedades em ativos produtivos e sustentáveis.
Sustentabilidade
Segundo o Governo do Amazonas, o estado registrou uma redução de 85,16% nos focos de calor entre janeiro e setembro de 2025, em comparação ao mesmo período de 2024, e queda de 31,06% no desmatamento registrado em setembro deste ano frente ao mesmo mês do ano passado.
“O expressivo resultado do Projeto de Pecuária do Sebrae Amazonas, aliado aos esforços de importantes parceiros do setor, como Sistema FAEA, OCB, e Sistema Sepror, mostram que estamos no caminho certo, promovendo desenvolvimento econômico com sustentabilidade”, destaca a diretora-superintendente do Sebrae Amazonas, Ananda Pessôa.
Impacto econômico
O Sebrae Amazonas foi responsável por subsidiar 24,16% de toda a inseminação artificial realizada no estado em 2024, segundo dados da Associação Brasileira de Inseminação Artificial (ASBIA). Isso significa que, de cada quatro inseminações, uma foi viabilizada diretamente pelo programa da instituição.
“O percentual de 24,16% não é apenas um número. É a prova de que o Sebrae se tornou um ator fundamental na modernização da pecuária amazonense”, disse a diretora técnica do Sebrae Amazonas, Lamisse Cavalcanti.
A pecuária é hoje o projeto de maior aporte financeiro do Sebrae no estado. Somente em 2025, foram investidos R$ 6.058.500,00 na atividade. No acumulado de 2022 a 2025, o investimento total alcança R$ 22.411.406,00, consolidando o Projeto de Pecuária como um pilar estratégico para a competitividade e sustentabilidade do setor.
-
Foto: Divulgação.
Contato para a imprensa: Assessoria de Comunicação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae/AM): [email protected] ou (92) 98639-1092 / Yasmim Negreiros (92) 98411-3039.

