O Amazonas tem 21 municípios concorrendo à 13ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE), iniciativa do Sebrae Amazonas que reconhece políticas públicas municipais voltadas ao fortalecimento do empreendedorismo e à melhoria do ambiente de negócios. Nesta edição, 31 projetos foram inscritos nas nove categorias da premiação.
Participam da premiação os municípios de Apuí; Atalaia do Norte; Autazes; Barcelos; Barreirinha; Benjamin Constant; Boa Vista do Ramos; Borba; Fonte Boa; Humaitá; Lábrea; Manacapuru; Manaus; Maués; Nova Olinda do Norte; Novo Airão; Novo Aripuanã; Parintins; Presidente Figueiredo; Tefé; e Uarini.
Os projetos estão distribuídos nas seguintes categorias: Simplificação; Sala do Empreendedor; Compras Governamentais; Empreendedorismo na Escola; Inclusão Socioprodutiva; Turismo & Identidade Territorial; Sustentabilidade & Meio Ambiente; Empreendedorismo Rural; e Gestão Inovadora.
Ao longo do processo, as iniciativas passam por diferentes fases de avaliação. Após as fases de inscrição e homologação seguem para a pré-seleção, que ocorre de 1º a 12 de dezembro de 2025, quando os projetos são analisados por critérios técnicos. Em seguida, o SEBRAE realiza visitas técnicas entre 12 de janeiro e 13 de março de 2026, para verificar in loco a efetividade e os resultados das ações. O julgamento estadual acontece de 16 a 31 de março de 2026, e a entrega dos premiação estadual está marcada para a segunda quinzena do mês de abril de 2026. Os vencedores da etapa estadual seguem para o etapa nacional, prevista para ocorrer em junho de 2026.
Para o gerente da Unidade de Empreendedorismo no Interior (UEI), Luan Menezes, a expressiva participação dos municípios amazonenses mostra o fortalecimento da agenda do desenvolvimento local em todas as regiões do estado.
“A quantidade e a diversidade dos projetos inscritos refletem o esforço das prefeituras em adotar soluções práticas e inovadoras para impulsionar a economia local, melhorar os serviços públicos e ampliar oportunidades para a população, sobretudo para os pequenos negócios. O prêmio valoriza essas iniciativas e estimula que mais gestores municipais invistam no empreendedorismo como política pública estratégica”, explica

