O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae/AM) avançou nas articulações com a Prefeitura Municipal de Tabatinga para a continuidade do Programa Cidade Empreendedora no município. Em agendas realizadas nesta quinta e sexta-feira (3 e 4/9), a equipe do Sebrae se reuniu com o prefeito Plínio Cruz e secretários municipais para avaliar resultados, ouvir demandas e alinhar as prioridades que poderão orientar o novo ciclo do programa, previsto para 2027/2028.
Entre os principais temas discutidos estiveram o fortalecimento da Sala do Empreendedor, a atuação dos Agentes de Desenvolvimento, o apoio aos produtores rurais e artesãos e a criação de condições para que os pequenos negócios locais tenham mais acesso a oportunidades de mercado.
Para o prefeito Plínio Cruz, os resultados da parceria já refletem diretamente no trabalho da administração municipal.
“O Cidade Empreendedora tem ajudado muito a nossa gestão, com capacitações, formações e consultorias. Muitas vezes o município precisa de apoio técnico especializado para avançar nas políticas públicas, e o Sebrae tem feito a diferença ao somar esforços e contribuir para que possamos avançar”, afirmou.

Na reunião entre Sebrae e prefeitura, a produção rural foi apontada como uma das atividades com maior potencial para gerar emprego e renda em Tabatinga. A discussão envolveu o desenvolvimento da piscicultura e da aquicultura e a possibilidade de ampliar a comercialização da produção para Manaus e municípios da fronteira com a Colômbia.
O turismo também esteve entre as prioridades. A localização estratégica de Tabatinga, integrada à dinâmica econômica da tríplice fronteira, foi destacada como oportunidade para desenvolver o trade local, incluindo hotéis, pousadas, agentes e prestadores de serviços. Segundo dados apresentados pela gestão municipal, o FestSol recebeu mais de 18 mil turistas em 2025, com 60% do público vindo da Colômbia.
“A nossa presença no município tem justamente esse propósito: entender onde estão os desafios e as oportunidades para direcionar melhor as soluções do Sebrae. O Cidade Empreendedora permite construir esse planejamento junto com a prefeitura, olhando para as vocações de Tabatinga e transformando demandas em ações que possam gerar oportunidades para os pequenos negócios”, afirmou Narciso Coelho, gerente do Escritório Regional do Sebrae em Tabatinga.
Na sexta-feira, a discussão foi ampliada com secretários municipais de Produção Rural, Cultura, Comunicação, Turismo, Meio Ambiente, Educação, Povos Originários, Relações Institucionais e Administração. O Sebrae apresentou os dez eixos do Cidade Empreendedora e discutiu com cada pasta como as soluções podem ser aplicadas de acordo com as necessidades do município.

Entre as possibilidades apresentadas estão a preparação de empreendedores para compras públicas e acesso a crédito, a qualificação profissional para atender à demanda do turismo, ações de Educação Empreendedora nas escolas e iniciativas de inclusão socioprodutiva voltadas a públicos em situação de vulnerabilidade.
Na área ambiental, também foram discutidas alternativas para apoiar o município na atualização de instrumentos de planejamento, na gestão de resíduos e na orientação de empreendedores quanto ao licenciamento ambiental. Em inovação, o Sebraetec foi apresentado como uma das soluções que podem apoiar empresas e a própria administração na busca por soluções técnicas para demandas locais.
A construção do novo ciclo considera ainda os resultados já alcançados pela Sala do Empreendedor, que atua como ponto de atendimento aos pequenos negócios no município, aproximando serviços, orientações e capacitações dos empreendedores.
O Cidade Empreendedora – Ciclo 2027/2028 organiza sua atuação em pontos centrais que abrangem gestão e políticas públicas, governança, simplificação, Sala do Empreendedor, compras públicas e crédito, educação empreendedora, inclusão socioprodutiva, identidade e vocações, inovação e sustentabilidade.
Para o Sebrae, a articulação com a gestão municipal é fundamental para que a atuação no interior esteja cada vez mais alinhada às características de cada território. Em Tabatinga, a próxima etapa será consolidar, junto à prefeitura, as prioridades e ações que poderão compor o plano de trabalho do novo ciclo.
Fotos: Divulgação
Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae/AM): [email protected] ou Rodrigo Amorim (92) 98134-5970/ 99522-7662

