ASN AM
Compartilhe

Amazonas tem dois finalistas na etapa nacional do Prêmio Sebrae de Jornalismo 2026

Reportagens sobre moda sustentável e ancestralidade indígena disputam as categorias Áudio e Fotojornalismo; vencedores serão conhecidos em 26 de novembro, em Brasília.
Por Rodrigo Amorim
ASN AM
Compartilhe

Duas produções jornalísticas do Amazonas estão entre os 25 trabalhos finalistas da etapa nacional da 13ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ/2026), que reconhece reportagens sobre empreendedorismo e pequenos negócios em todo o Brasil. O jornalista Maurício Max, da BandNews Difusora, concorre na categoria Áudio, enquanto o fotógrafo Raphael Alves, da agência Amazônia Real, disputa o prêmio de Fotojornalismo. Os vencedores da 13ª edição serão anunciados no dia 26 de novembro, às 19h, em Brasília (DF).

Os trabalhos amazonenses abordam diferentes expressões da identidade e da economia local. Na categoria Áudio, a reportagem “Marca de moda inspirada na cultura periférica amazônida valoriza sustentabilidade para reduzir desperdício em Manaus” apresenta a trajetória de um casal de empreendedores que transforma referências das periferias da capital em peças de moda, associando criatividade, identidade cultural e práticas sustentáveis.

O jornalista Maurício Max recebe seu certificado de vencedor na categoria Áudio, na premiação etapa estadual do PSJ 2026. Foto: W Mamud

Já no Fotojornalismo, o ensaio “Fios de memória: um futuro que honra a ancestralidade” retrata mulheres indígenas e a relação entre saberes tradicionais, memória, identidade e geração de renda. Por meio das imagens, a produção evidencia como o artesanato e os conhecimentos transmitidos entre gerações também se conectam às oportunidades de empreendedorismo na Amazônia.

O fotógrafo Raphael Alves recebe seu certificado de vencedor na premiação da etapa estadual do PSJ 2026. Agora, o trabalho amazonense segue para a disputa nacional. Foto: W Mamud

A classificação coloca os dois profissionais entre os cinco finalistas nacionais de suas respectivas categorias, após as etapas estadual e regional da premiação. Neste ano, o PSJ recebeu 3.759 inscrições de todo o país, um crescimento de 9,2% em relação à edição anterior e o quarto recorde consecutivo de participação.

Amazonas e suas conquistas

Para Maurício Max, a chegada à final representa também o retorno a uma etapa que já marcou sua trajetória profissional. Em 2024, na 11ª edição do prêmio, o jornalista conquistou o primeiro lugar nas etapas estadual, regional e nacional, também na categoria Áudio, com a reportagem “Amazônia na Moda: a voz da resistência e visibilidade”, produzida para a rádio BandNews Difusora.

Maurício Max durante a cerimônia de premiação nacional da 11ª edição do PSJ. Ele foi o vencedor na categoria Áudio. Foto: Divulgação

“Fico muito feliz de estar novamente entre os cinco finalistas nacionais. É uma oportunidade de ter um trabalho reconhecido por mostrar a potência das favelas de Manaus e a força do empreendedorismo, algo que gosto de valorizar nas minhas reportagens por causa da minha origem. Contar essa história e saber que ela pode alcançar tanta gente me deixa muito orgulhoso. Independentemente do resultado, estar entre grandes profissionais do país já é motivo de muita gratidão”, destaca Max.

O resultado de 2024 integrou uma trajetória de reconhecimento do jornalismo amazonense no PSJ. Na 6ª edição, o estado conquistou dois primeiros lugares nacionais, nas categorias Reportagem Cinematográfica e Fotojornalismo. Na 7ª edição, outra produção do Amazonas venceu na categoria Impresso.

A presença de Maurício Max e Raphael Alves na final de 2026 reforça essa trajetória e amplia a visibilidade de pautas produzidas a partir da realidade amazônica, com histórias que relacionam cultura, sustentabilidade, saberes tradicionais e renda.

O Prêmio

Promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Prêmio Sebrae de Jornalismo reconhece produções que contribuem para ampliar o conhecimento da sociedade sobre os pequenos negócios, seus desafios e sua importância para a economia brasileira.

Nesta edição, 25 trabalhos das cinco regiões do país disputam a premiação, distribuídos entre as categorias Texto, Áudio, Vídeo, Fotojornalismo e Jornalismo Universitário, com cinco finalistas em cada uma delas.

Além dos vencedores das categorias principais, a cerimônia nacional também anunciará o Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo, destinado ao melhor trabalho entre os premiados nas quatro categorias profissionais. A solenidade será realizada em 26 de novembro, em Brasília (DF). Mais informações sobre a premiação estão disponíveis em www.premiosebraejornalismo.com.br.

Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae/AM): [email protected] ou Rodrigo Amorim (92) 98134-5970/ 99522-7662

  • 13ª Edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo
  • conhecimento
  • Desenvolvimento
  • Empreendedorismo
  • Histórias
  • Jornalismo
  • Sebrae Amazonas
  • visibilidade