ASN AM
Compartilhe

Ações do Programa Cidade Empreendedora são intensificadas em Novo Airão

Plano de trabalho do Programa prevê ações até novembro
Por Thayssa Castro
ASN AM
Compartilhe

O Sebrae Amazonas, em parceria com a Prefeitura de Novo Airão, intensificou as ações do Programa Cidade Empreendedora. O programa busca fomentar o desenvolvimento econômico local através de uma série de iniciativas que visam capacitar empreendedores e fortalecer setores estratégicos da economia regional.

Em 2023, o programa atendeu cerca de 1.795 empreendedores e potenciais empreendedores em Novo Airão, por meio de mais de 50 ações distribuídas em cinco eixos estratégicos: Inovação e Sustentabilidade, Marketing Territorial e Setores Econômicos, Gestão Municipal, Empreendedorismo nas Escolas e Inclusão Produtiva. Estas ações incluíram desde atividades de capacitação e visitas técnicas até serviços e eventos voltados para a melhoria da gestão e do empreendedorismo no município.

Para 2024, o plano de trabalho do Cidade Empreendedora em Novo Airão prevê a realização de mais de 30 ações até novembro, com foco na continuidade da melhoria da gestão municipal, no incentivo à agricultura familiar e no fortalecimento do turismo local. Entre as iniciativas já em andamento, destacam-se os cursos de capacitação em culinária regional e café regional, realizados em duas comunidades ribeirinhas – Santo Antônio e Sobrado – que recebem muitos turistas. As capacitações também foram realizadas na zona urbana da cidade. Além disso, também aconteceu a participação do município na missão técnica do Startup Summit em Gramado, Rio Grande do Sul, que é um evento voltada para a inovação.

Para a gestora do Sebrae em Manacapuru, polo responsável pelo atendimento de Novo Airão, Fabiane França, as atividades desenvolvidas proporcionam aos empreendedores locais as ferramentas necessárias para aprimorar seus negócios e, consequentemente, impulsionar a economia da região.

“Essas ações são fundamentais para fortalecer a base produtiva de Novo Airão e preparar o município para o crescimento sustentável, valorizando as riquezas naturais e culturais da região”, afirma a gestora.

Com o plano de trabalho do programa, no dia 30 de agosto também se encerram o curso voltado para a área de saúde, com foco no atendimento ao público para recepcionistas em ambiente hospitalar, e na semana de 9 a 13 de setembro, será realizado o curso de Boas Práticas na Fabricação dos Derivados da Mandioca.

  • Cidade Empreendedora
  • Novo Airão