O projeto ‘Viva Paricatuba’ entra em uma nova fase de implementação na Vila de Paricatuba (30 km de Manaus), que fica localizada no município de Iranduba. Após capacitações, consultorias, planejamento e início das operações na comunidade, o projeto recebeu a visita técnica da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), Iguana Turismo e da Amazon Destinations Tours, na última sexta-feira (13), a convite do SEBRAE Amazonas, Bemol, Singulari Consultoria, que realizam o projeto em parceria com o Centro Social de Paricatuba, Iguana Turismo e o Grupo de Apoio Vila de Paricatuba.
A iniciativa visa apresentar o projeto, que já está em fase de operação na Vila, agora equipada com sinalização, mapas, informativos, receptivos e condutores culturais. A operação está ativa desde o dia 31 de agosto e registrou 977 visitas até o dia 13 de setembro. O objetivo é que as agências passem a comercializar o destino turístico Paricatuba acelerando o desenvolvimento econômico.
A fisioterapeuta Daniela Cristina de Holanda, moradora de Manaus, que estava visitando as ruínas de Paricatuba, acredita que as melhorias são visíveis e apontam para o fomento do turismo na Vila.
“Eu vim aqui em 2018, as ruínas estavam abandonadas, eu não sabia de nada da história. Na época só tirei fotos. Agora tenho uma guia para me acompanhar, falar desde o início como surgiu toda a história. Então eu fico muito feliz e agradecida, porque a Vila necessitava e agora tem todas essas melhorias”, conta Holanda.
Para Marcos Rocha, o gestor de Comunidades do Impact Hub Manaus, que é a empresa responsável pelo desenvolvimento e a execução do projeto, a experiência da operação-piloto servirá para entender o comportamento do turismo na localidade.
“A gente já fez o trabalho de sinalização da Vila, temos o mapa logo na entrada da comunidade, além do processo de recepção e abordagem dos carros, para entender de onde estão vindo, quantas pessoas, qual o objetivo da visita, se é a primeira vez, entre outros dados. Assim, conseguimos trabalhar com essas informações ao longo de setembro para analisar o comportamento do turismo na Vila”, explica o gestor.
O projeto também mapeou os atrativos da comunidade, outros monumentos históricos e empreendimento como cafés da manhã, restaurantes, pousadas e hotéis. Com a visita técnica das agências de turismo, a expectativa é que a Vila seja incluída nos roteiros turísticos.
A primeira agência a inserir a localidade em suas rotas foi a Iguana Turismo. Segundo o CEO da empresa, Wilson Castro, o projeto trouxe uma contribuição significativa para o turismo no Amazonas, oferecendo mais uma alternativa de passeio para os turistas.
“Incluímos a Vila dentro de um roteiro que já tínhamos. Vamos levar os turistas para conhecer e entender a importância de Paricatuba para o município e para as comunidades ao redor. É muito importante estarmos juntos nesse projeto”, destaca Castro.
De acordo com o presidente da ABAV, Jair Mendonça, o ‘Viva Paricatuba’ deu um novo significado para a comunidade, principalmente pelas iniciativas de ordenamento realizadas para que a Vila pudesse receber turistas.
“O projeto está excelente. É gratificante ver Paricatuba se preparando para o turismo: está limpa, organizada, com sinalização e condutores, algo que falta nas regiões do interior do Amazonas”, afirma Mendonça.
Rodolfo Leite, da Amazon Destinations Tours, acrescenta que o empenho da comunidade é fundamental para o sucesso do projeto.
“Esse esforço para organizar a Vila e transformá-la em um destino turístico viável não só para visitantes locais, mas também para turistas de fora, que agora encontram um local estruturado, com atrações bem identificadas, guias preparados e uma infraestrutura capaz de atender aos visitantes”, ressalta Leite.
O projeto iniciou sua execução em abril, passando por várias etapas até o início da operação-piloto. A próxima fase será a realização de uma Feira Criativa no dia 28 de setembro, com exposição de produtos de empreendedores locais e uma linha de coleção com a marca do projeto, que visa ajudar a continuidade da iniciativa. Milene Silva, Analista do SEBRAE-AM, vê a operação-piloto como uma experiência enriquecedora para o projeto.
“Nossa expectativa é que o ‘Viva Paricatuba’ continue sua missão de transformar a Vila de Paricatuba em uma comunidade sustentável, onde o turismo é uma base essencial para preservar a história, os monumentos e, principalmente, os moradores”, conclui.