ASN AM Atualização
Compartilhe

Amazonas participa do 1º Encontro Nacional Cidade Empreendedora

Encontro está acontecendo em Sergipe, onde estão sendo apresentadas as principais iniciativas nacionais
Por Thayssa Castro
ASN AM Atualização
Compartilhe

O SEBRAE Amazonas está participando do 1º Encontro Nacional do Programa Cidade Empreendedora, que ocorre de 14 a 18 de outubro em Aracaju, Sergipe. O evento tem como objetivo discutir as ações realizadas pelo programa, seus eixos estratégicos de atuação e identificar melhorias para o ciclo de 2025. Durante o encontro, haverá visitas técnicas em municípios como Canindé de São Francisco, São Cristóvão, Moita Bonita, Divina Pastora e Indiaroba.

Executado no Amazonas desde 2023, o programa já impactou cerca de 6 mil pessoas por meio de quase 800 ações, atendendo os municípios de Presidente Figueiredo, São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro, Envira, Ipixuna, Novo Airão, Benjamin Constant, Atalaia do Norte, Coari, Manaquiri e Alvarães.

Encontro apresenta as principais iniciativas nacionais. Foto: divulgação

Em 2024, as ações de desenvolvimento socioeconômicos estão em andamento nos municípios de Presidente Figueiredo, Beruri, Novo Airão, Benjamin Constant, Atalaia do Norte, Alvarães, Ipixuna e Coari.

Para o gerente da Unidade de Empreendedorismo no Interior (UEI), José Antonio Cardoso, a participação do SEBRAE-AM no evento é fundamental para avaliar a atuação do programa no estado e incorporar novas ideias.

“Este é um espaço para observar os impactos do programa em diversos municípios do país, além de compartilhar o que estamos fazendo no Amazonas, com foco nas especificidades únicas do nosso território”, destaca Cardoso.

Durante o encontro, foram apresentados os 10 eixos estratégicos que guiarão o novo ciclo do programa, todos alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: 1) gestão e políticas públicas; 2) lideranças locais e governança; 3) simplificação; 4) sala do empreendedor; 5) compras públicas e acesso a crédito; 6) empreendedorismo na escola; 7) inclusão socioprodutiva; 8) identidade, vocações e mercado; 9) inovação e 10) resiliência climática e sustentabilidade.

De acordo com o coordenador estadual das Salas do Empreendedor, Marcelo Souza, potencializa a importância do programa para os empreendedores dos municípios, especialmente por meio das Salas do Empreendedor que atendem às demandas locais.

“A Sala do Empreendedor desempenha um papel crucial na orientação dos empreendedores. Com o Programa Cidade Empreendedora, as 49 unidades dos municípios do Amazonas fomentam o empreendedorismo nas diversas regiões do estado”, afirma Souza.

  • Amazonas
  • Cidade Empreendedora
  • Cidade Empreendedora 2024
  • Encontro Nacional Cidade Empreendedora
  • Sergipe