Estudantes do Amazonas têm até segunda-feira, 18 de agosto, às 23h59 (horário de Brasília), para se inscrever na 3ª edição do Desafio Liga Jovem – a maior competição brasileira de empreendedorismo e tecnologia voltada para o ambiente escolar. Promovida pelo Sebrae, a competição é aberta a alunos do 8º ano do Ensino Fundamental ao último ano da Educação Superior. Não é necessário qualquer tipo de conhecimento prévio: basta formar uma equipe de 2 a 5 alunos, solicitar a orientação de um professor e inserir as informações no site: https://www.desafioligajovem.com.br/ .
Os participantes deverão propor uma solução criativa e de impacto social para um problema da escola ou da comunidade, utilizando a tecnologia como aliada. Pode ser a criação de um site, de uma página de rede social, um aplicativo para celular, jogos, assim como é possível desenvolver tecnologias analógicas, incluindo diferentes formas de produção e metodologias. Os vencedores ganharão uma viagem internacional de até 10 dias. Além de concorrer a missão internacional, os estudantes terão a chance de ganhar mais de R$ 600 mil em prêmios ao longo da competição, incluindo vales-compra, notebooks, celulares e uma viagem nacional.
A 3ª Edição do Desafio Liga Jovem visa empoderar jovens para transformar ideias em soluções, desenvolvendo competências para a vida pessoal, acadêmica e profissional por meio de uma trilha de aprendizado, de vivências inspiradoras e prêmios.
Impacto nacional
Nesta edição, são esperadas 80 mil inscrições de participantes divididos em três categorias: do 8º ano do Ensino Fundamental ao último ano da Educação Superior. A grande novidade é a participação, na final nacional, de equipes vindas de todos os estados brasileiros, totalizando até 405 alunos e 81 professores: três equipes representadas por estado.
O DLJ já impactou mais de 74 mil estudantes, em 630 oficinas e palestras. Alcançou 43% de municípios brasileiros e apresentou mais de 3.800 projetos de inovação social desenvolvidos por mais de 60 mil jovens e educadores.
Etapas
As inscrições para o projeto seguem abertas até o dia 18 de agosto. No dia 27 de agosto, os participantes deverão enviar um vídeo-pitch de até cinco minutos, no qual apresentarão suas propostas de forma criativa e objetiva.
A Etapa Estadual será realizada nos meses de setembro e outubro, com apresentações online para uma banca de jurados especializados. As equipes selecionadas nessa fase avançam para a Etapa Nacional, que ocorrerá em novembro e dezembro, com apresentações presenciais durante uma viagem que reunirá representantes de todos os estados brasileiros.
Como grande destaque, os projetos mais inspiradores serão convidados a participar da Missão Internacional, prevista para 2026, levando suas ideias além das fronteiras e conectando-se com iniciativas globais de transformação.
Premiações
Etapas Estaduais – as equipes classificadas para a etapa nacional ganharão vales de 500 reais por pessoa e a viagem para a etapa nacional. São contemplados com os prêmios todos os estudantes e os respectivos professores orientadores.
Etapa Nacional Presencial – Os três representantes de cada estado irão participar de uma imersão em uma capital de inovação, com tudo pago.
Vencedores da Grande Final
1º Lugar (de cada categoria) – ganha uma viagem internacional, com tudo pago. Trata-se de uma experiência de até 10 dias, em 2026, que envolve imersão em espaços de inovação, passeios turísticos e culturais, conferências e exposições, além de oportunidades de negócios.
2º Lugar (de cada categoria) – alunos e professores orientadores de cada categoria ganham notebooks.
3º Lugar (de cada categoria) – alunos e professores orientadores de cada categoria ganham smartphones.
Honra ao mérito – alunos e professores orientadores de cada categoria ganham smartphones e o certificado de honra ao mérito.
-
Contato para a imprensa: Assessoria de Comunicação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae/AM): [email protected] ou (92) 98639-1092 / Yasmim Negreiros (92) 98411-3039.