ASN AM Atualização
Compartilhe

Amazonas tem 21 municípios concorrendo no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

No total, 31 projetos foram inscritos nas nove categorias da premiação
Por Thayssa Castro
ASN AM Atualização
Compartilhe

O Amazonas tem 21 municípios concorrendo à 13ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE), iniciativa do Sebrae Amazonas que reconhece políticas públicas municipais voltadas ao fortalecimento do empreendedorismo e à melhoria do ambiente de negócios. Nesta edição, 31 projetos foram inscritos nas nove categorias da premiação.

Participam da premiação os municípios de Apuí; Atalaia do Norte; Autazes; Barcelos; Barreirinha; Benjamin Constant; Boa Vista do Ramos; Borba; Fonte Boa; Humaitá; Lábrea; Manacapuru; Manaus; Maués; Nova Olinda do Norte; Novo Airão; Novo Aripuanã; Parintins; Presidente Figueiredo; Tefé; e Uarini.

Os projetos estão distribuídos nas seguintes categorias: Simplificação; Sala do Empreendedor; Compras Governamentais; Empreendedorismo na Escola; Inclusão Socioprodutiva; Turismo & Identidade Territorial; Sustentabilidade & Meio Ambiente; Empreendedorismo Rural; e Gestão Inovadora.

Ao longo do processo, as iniciativas passam por diferentes fases de avaliação. Após as fases de inscrição e homologação seguem para a pré-seleção, que ocorre de 1º a 12 de dezembro de 2025, quando os projetos são analisados por critérios técnicos. Em seguida, o SEBRAE realiza visitas técnicas entre 12 de janeiro e 13 de março de 2026, para verificar in loco a efetividade e os resultados das ações. O julgamento estadual acontece de 16 a 31 de março de 2026, e a entrega dos premiação estadual está marcada para a segunda quinzena do mês de abril de 2026. Os vencedores da etapa estadual seguem para o etapa nacional, prevista para ocorrer em junho de 2026.

Para o gerente da Unidade de Empreendedorismo no Interior (UEI), Luan Menezes, a expressiva participação dos municípios amazonenses mostra o fortalecimento da agenda do desenvolvimento local em todas as regiões do estado.

“A quantidade e a diversidade dos projetos inscritos refletem o esforço das prefeituras em adotar soluções práticas e inovadoras para impulsionar a economia local, melhorar os serviços públicos e ampliar oportunidades para a população, sobretudo para os pequenos negócios. O prêmio valoriza essas iniciativas e estimula que mais gestores municipais invistam no empreendedorismo como política pública estratégica”, explica

  • PRÊMIO SEBRAE PREFEITURA EMPREENDEDORA
  • Sebrae Amazonas