ASN AM
Compartilhe

Cidade Empreendedora executa ações de inclusão socioprodutiva em Fonte Boa

Programa prevê impactar mais de 700 pessoas em 17 meses de atuação
Por Thayssa Castro
ASN AM
Compartilhe

Por meio do Programa Cidade Empreendedora, a Prefeitura de Fonte Boa e o Sebrae Amazonas vêm promovendo ações de inclusão socioprodutiva que estão impactando diretamente o município, localizado a 680 km de Manaus. Neste mês de outubro estão acontecendo capacitações com o objetivo de gerar emprego, renda e fortalecer o desenvolvimento local.

Na última segunda-feira (6), teve início os cursos de Corte e Costura e Costura Criativa, voltado para o aprimoramento de habilidades e estímulo ao empreendedorismo entre mulheres do município atendidas pela Secretaria de Assistência Social.

Também foram promovidos os cursos de Horta Orgânica e compostagem e de Recursos Humanos, realizados em setembro. Já em outubro, estão previstos os cursos de Elaboração de Projetos para Captação de Recursos, Coordenação, Comunicação e Marketing, Oratória, Boas Práticas de Fabricação – Doces, Geleias e Compotas, Beneficiamento, Conservação e Armazenamento de Polpas de Frutas, além do curso de Avicultura e Beneficiamento de Aves.

O Programa Cidade Empreendedora tem previsão de 17 meses de execução em Fonte Boa, com 30 ações programadas e a meta de impactar mais de 700 pessoas entre empreendedores, produtores e trabalhadores locais.

Dentro do plano de trabalho do programa, também está prevista a implantação da plataforma Contrata+Brasil no município. A ferramenta, iniciativa do Governo Federal, permite a contratação direta de Microempreendedores Individuais (MEIs) por órgãos públicos, por meio de processos simplificados, seguros e transparentes. A plataforma aproxima os pequenos negócios das oportunidades de fornecimento para as prefeituras, promovendo a geração de renda local e a dinamização da economia.

De acordo com a secretária de Gabinete da Prefeitura de Fonte Boa, Álida Lasmar, a parceria com o Sebrae-AM tem fortalecido o desenvolvimento econômico e social do município.

“São oportunidades que chegam para transformar vidas, qualificando nossa população e abrindo caminhos para o empreendedorismo e a geração de renda. Acreditamos que o conhecimento é a base para um futuro mais próspero e sustentável para o nosso povo”, explica.

As transformações proporcionadas pelas ações de inclusão socioprodutiva também são percebidas por quem participa das capacitações. A dona de casa Maria Cleucir, aluna do curso de corte e costura, compartilha a experiência:

“É a primeira vez que participo e estou adorando. Estou aprendendo muita coisa nova e quero continuar me aperfeiçoando.”

Para o gerente da Unidade de Empreendedorismo no Interior (UEI), Luan Menezes, as ações de inclusão socioprodutivas têm impacto multifacetado nas comunidades.

“Essas iniciativas promovem inclusão social e econômica, gerando trabalho e renda de forma digna. Além disso, fortalecem o desenvolvimento sustentável das comunidades e contribuem para a competitividade e reputação das empresas locais”, afirma.

  • Cidade Empreendedora
  • Contrata+Brasil
  • Fonte Boa
  • Inclusão socioprodutiva