A Prefeitura de Beruri, em parceria com o SEBRAE Amazonas, por meio do Programa Cidade Empreendedora, promoveu a série final de capacitações de 11 a 15 de novembro.
Os treinamentos incluíram práticas administrativas, redação de documentos oficiais, cuidados de enfermagem para o atendimento a pessoas idosas, além de capacitações em associativismo e cooperativismo e formação para líderes de associações.
Além disso, a implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) está avançando para a fase de treinamento da equipe da prefeitura. O SIM tem como objetivo assegurar a qualidade sanitária dos produtos alimentícios produzidos em Beruri, incentivando a excelência dos itens de origem animal, como carnes, ovos, leite, mel e seus derivados. Essa iniciativa fortalece a produção dos agricultores familiares e empreendedores urbanos. Produtos inspecionados pelo SIM poderão obter o Selo Arte, uma certificação que permite a comercialização em nível nacional de produtos alimentícios artesanais.
O Programa Cidade Empreendedora está ativo em Beruri desde maio, com um plano de trabalho que contempla mais de 60 ações, planejadas a partir de um mapeamento de demandas realizado pela equipe técnica do SEBRAE-AM em conjunto com a prefeitura. As ações atendem aos eixos estratégicos do programa, que incluem Gestão Municipal, Desburocratização, Compras Públicas, Inovação e Sustentabilidade, Lideranças Locais, Sala do Empreendedor, Empreendedorismo na Escola, Cooperativismo e Crédito, Marketing Territorial e Setores Econômicos, além de Inclusão Produtiva. A iniciativa visa fortalecer os empreendedores, impulsionar negócios e fomentar a economia local.
Para o analista técnico do SEBRAE, Robson Gadelha, a atuação do programa visa ajudar o desenvolvimento social e econômico do município.
“Nosso objetivo é proporcionar aos produtores e empreendedores de Beruri as ferramentas e o conhecimento necessários para garantir a qualidade e a competitividade dos seus produtos. Com o SIM, damos um passo importante para ampliar o mercado desses produtos, fortalecendo a economia local e promovendo um ambiente de negócios mais sólido e seguro”.