Buscando o desenvolvimento socioeconômico do município de Maués (a 267 quilômetros de Manaus), o Sebrae Amazonas, em parceria com a Prefeitura, fechou as ações do primeiro ano do Programa Cidade Empreendedora. As ações, distribuídas ao longo do ano de 2025 reforçaram a qualificação profissional, incentivaram o empreendedorismo e ampliaram a capacidade produtiva local, especialmente nos setores de agricultura familiar, artesanato, turismo e economia criativa.
O programa vem impactando o município por meio de cursos, oficinas, consultorias e atividades práticas que fortalecem as vocações locais e preparam empreendedores e produtores rurais para novas oportunidades de mercado, bem como o fortalecimento da Sala do Empreendedor. A expectativa é que, ao final do segundo ano, em 2026, mais de 2.000 pessoas sejam positivamente impactadas no município.
Durante 2025, o Sebrae-AM estruturou ações que alcançaram trabalhadores, artesãos, agricultores, prestadores de serviços e potenciais empreendedores, além de gestores públicos. As capacitações contribuíram diretamente para ampliar a geração de renda, profissionalizar serviços e pequenos negócios, fortalecer atividades produtivas tradicionais e emergentes, qualificar mão de obra, apoiar a inclusão socioprodutiva e melhorar a gestão e o ambiente de negócios no município.
Ao longo do ano, foram ofertadas capacitações em áreas estratégicas para o município, como por exemplo os cursos de Aprender a Empreender; Empreendedorismo e artesanato; Empreendedorismo sustentável; Atendimento ao cliente; Boas Práticas para Serviços de Alimentação; Cozinha Amazônica; Consultoria Contábil, Financeira e Fiscal; e Visita Técnica Boas Práticas de Turismo, em Bonito/MS.
Além disso, o programa atuou com foco em bioeconomia no município, com a elaboração do Projeto de Implementação da Incubadora de Bioeconomia.
Estão em andamento a consultoria Estruturação da Governança; Gestão de Turismo; Implantação da REDE SIM Conectada; Implantação de Selo do Turismo; Lei do Fundo Municipal do Turismo; e Pesquisa de Ambiente e Negócios de Turismo Local.
Para a gerente do escritório do Sebrae em Parintins, Luane Pedreno, os resultados do primeiro ano demonstram a força da parceria entre o Sebrae e Prefeitura.
“O primeiro ano mostrou que, quando a população tem acesso à formação e às oportunidades certas, o desenvolvimento acontece de forma natural. Em 2026, vamos intensificar ainda mais as ações para gerar impacto social e fortalecer a economia local”, destacou.
O segundo ano do Programa Cidade Empreendedora em Maués, 2026, ampliará o número de ações voltadas ao desenvolvimento local. A nova etapa prevê novos cursos e oficinas em agroindústria, produção rural, gestão, artesanato, vendas e serviços; ações de inclusão socioprodutiva para ampliar o acesso de jovens e pessoas em situação de vulnerabilidade; fortalecimento das atividades produtivas iniciadas em 2025; expansão das capacitações nas áreas de vocação do município, como agricultura familiar, economia criativa e gastronomia regional; além de consultorias e iniciativas para melhorar o ambiente de negócios e apoiar a formalização.

