Nesta terça-feira (18), a Prefeitura de Maués, em parceria com o Sebrae Amazonas, promoveu uma oficina voltada à construção do plano de trabalho do Programa Cidade Empreendedora. O encontro ocorreu no Liceu de Artes, localizado na Estrada Miri Morães, no bairro Santa Luzia, e reuniu representantes da gestão municipal para definir estratégias e prioridades para o desenvolvimento do município.
Com uma população de 61.204 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2022), Maués busca fortalecer o empreendedorismo local por meio da implementação do programa, que atua em diversas frentes para impulsionar a economia e a qualidade de vida da população.
A oficina contou com a participação de secretários municipais e coordenadores de diversas pastas, que contribuíram com diagnósticos e sugestões para o desenvolvimento local. Estiveram presentes as pastas de Produção, Assistência Social, Emprego e Renda, Instituto de Terras, Planejamento, Serviços Públicos, Turismo, Controladoria, Defesa Civil e Governo.

A prefeita Macelly Veras acredita que o programa levará o desenvolvimento sustentável do município.
“O Cidade Empreendedora é uma grande oportunidade para fortalecer nossa economia local, apoiar nossos empreendedores e melhorar a gestão pública. Com essa oficina, estamos alinhando estratégias que vão impactar diretamente a vida da nossa população, gerando mais oportunidades e crescimento para Maués”, explica a prefeita.
O programa – 26 prefeituras municipais assinaram o termo de interesse para a execução do programa.
Estruturado em 10 eixos estratégicos, o Cidade Empreendedora é alinhado aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Seu foco é promover avanços em diversas áreas, como políticas públicas, inclusão socioprodutiva, educação empreendedora e sustentabilidade.
Entre os eixos estão: Gestão e Políticas Públicas; Lideranças Locais e Governança; Simplificação; Sala do Empreendedor; Compras Públicas e Acesso ao Crédito; Empreendedorismo na Escola; Inclusão Socioprodutiva; Identidade, Vocações e Mercado; Inovação; e Resiliência Climática e Sustentabilidade.