Fortalecer as práticas de turismo sustentável, desenvolvendo aspectos sociais, econômicos e culturais: com esse objetivo, o município de Maués, a Capital Nacional do Guaraná, realizou uma Visita Técnica de Boas Práticas de Turismo em Bonito (MS), reconhecido como o melhor destino de ecoturismo do Brasil. A imersão ocorreu entre os dias 20 e 24 de outubro, e reuniu gestores e técnicos que puderam conhecer de perto modelos de sucesso em turismo sustentável.
Com políticas sólidas de turismo que conectam a gestão pública à comunidade local, Bonito é referência nacional em modelos sustentáveis de desenvolvimento, combinando turismo responsável, empreendedorismo local e conservação ambiental.
A iniciativa foi promovida pelo Sebrae Amazonas, em parceria com a Prefeitura de Maués, no âmbito do Cidade Empreendedora, programa de desenvolvimento socioeconômico que irá executar mais de 100 ações no município. A expectativa é que o programa impacte positivamente mais de 2 mil pessoas em Maués.
Fizeram parte da comitiva a prefeita Macelly Veras, além de representantes das secretarias municipais de Finanças, Turismo e Educação, acompanhados da equipe técnica do Sebrae-AM.
Durante a visita, a comitiva participou de encontros com empreendedores e gestores de turismo de Bonito, conhecendo boas práticas em ecoturismo, sustentabilidade, segurança e qualidade no atendimento aos turistas. A agenda incluiu reuniões no Sebrae Polo de Ecoturismo, onde foram discutidas futuras ações para Maués, além de encontros com Elias Oliveira Francisco, diretor de Turismo da Prefeitura de Bonito, e Lelo Marchi, diretor de Cultura do município e presidente do Fórum de Gestores de Cultura do Mato Grosso do Sul.
Para a prefeita de Maués, Macelly Veras, a experiência foi fundamental para implementar ações que vão impulsionar o turismo local.
“Bonito é uma inspiração de como o turismo pode transformar a economia e a vida das pessoas. Queremos aplicar em Maués as boas práticas que conhecemos aqui, valorizando nossas belezas naturais, nossa cultura e a força do nosso povo”, explica a prefeita.
Cidade Empreendedora em Maués
O Programa Cidade Empreendedora vem sendo executado em Maués com o propósito de fortalecer as principais cadeias econômicas locais, entre elas o turismo. O programa tem promovido ações voltadas à formação de empreendedores, à estruturação do setor turístico, e ao fortalecimento da governança local, preparando o município para se tornar um referencial em ecoturismo no estado.
De acordo com Luane Pedreno, chefe do Escritório Regional do Sebrae em Parintins, a atuação do programa visa posicionar Maués como destaque nacional.
“O objetivo é tornar Maués a maior referência em turismo no Amazonas, com foco no ecoturismo e na sustentabilidade. Tenho certeza de que esta experiência trará resultados extraordinários para o município, mais visibilidade, mais oportunidades e, principalmente, mais emprego e renda para os empreendedores e para toda a população”, afirma.
Maués no Transformar Juntos Amazonas
O município também marcará presença no Transformar Juntos Amazonas, evento promovido pelo Sebrae-AM, que será realizado no dia 13 de novembro, das 8h às 18h, em Manaus, no Sesi Clube do Trabalhador (Av. Cosme Ferreira, 7399 – São José I). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link: https://forms.office.com/r/rFRe1TQmTF.
A prefeita Macelly Veras participará do painel “Explorando a Identidade e Vocações dos Municípios”, onde deve apresentar as estratégias e experiências de Maués no desenvolvimento do turismo sustentável. O município também está em tratativas para sediar o Primeiro Fórum de Ecoturismo do Amazonas, previsto para 2026, e para que empresários locais participem de novas missões técnicas em destinos de ecoturismo no Brasil.
O Transformar Juntos Amazonas promoverá debates e trocas de experiências sobre políticas públicas voltadas para o desenvolvimento dos municípios, com atividades em torno de eixos como Gestão e Políticas Públicas, Lideranças Locais e Governança, Compras Públicas e Acesso ao Crédito, Empreendedorismo na Escola, Inclusão Socioprodutiva, Inovação, e Resiliência Climática e Sustentabilidade.

