Dando início ao planejamento das ações de desenvolvimento que serão executadas, o município de Fonte Boa recebeu, nesta segunda-feira (24), a oficina de mapeamento de demandas do programa Cidade Empreendedora. A atividade reuniu secretários municipais e técnicos do Sebrae-AM, do Escritório Regional Tefé e da Unidade de Empreendedorismo no Interior (UEI) no auditório da Prefeitura, localizado na rua Boulevard Álvaro Maia, 260A.
A oficina faz parte da metodologia de escuta ativa do Sebrae-AM, em que o corpo técnico da instituição vai até os municípios para identificar, junto à administração pública, desafios e oportunidades que impulsionem o ambiente de negócios local. A partir desse levantamento, são traçadas estratégias que integram o planejamento municipal e fortalecem políticas voltadas ao empreendedorismo.
Para o prefeito de Fonte Boa, Lázaro Almeida, a parceria com o Sebrae-AM é essencial para o desenvolvimento do município.
“A presença do Sebrae aqui demonstra o compromisso com o crescimento econômico de Fonte Boa. Esse trabalho conjunto nos permite identificar demandas reais e planejar ações estratégicas para fomentar o empreendedorismo e fortalecer a economia local. Estamos confiantes de que essa parceria trará grandes avanços para a nossa cidade.”
A oficina contou com a participação das secretarias municipais de Ação Social, Tributos, Terras, Administração, Planejamento e Urbanização, Engenharia, Meio Ambiente, Segurança Pública, Produção, Recursos Humanos, além do Instituto de Inovação e Desenvolvimento Sustentável (IDS) e da Sala do Empreendedor.
Sobre o Cidade Empreendedora – O Cidade Empreendedora é um programa do Sebrae que conecta a gestão pública aos pequenos negócios para promover o crescimento econômico sustentável nos municípios. Em 2024, já impactou mais de 9 mil pessoas em oito cidades do Amazonas, com a realização de mais de 500 ações.
Com 10 eixos estratégicos, o programa está alinhado aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, oferecendo soluções integradas para o fortalecimento da economia local. Entre os principais eixos estão: Gestão e Políticas Públicas, Inclusão Socioprodutiva, Resiliência Climática e Sustentabilidade e Empreendedorismo na Escola.
Atualmente, 27 prefeituras no Amazonas já assinaram o termo de interesse para a execução do programa, consolidando o compromisso com o desenvolvimento dos pequenos negócios e a melhoria do ambiente empreendedor.