Empreendedores de Presidente Figueiredo estão mais próximos de contar com menos burocracia e mais agilidade para abrir e regularizar seus negócios. O município será o primeiro do interior do Amazonas a ter o funcionamento efetivo da REDESIM Conectada, iniciativa que integra, em um único sistema digital, os órgãos responsáveis pelo registro e licenciamento de empresas.
Na quarta-feira (11), o Sebrae Amazonas, em parceria com a Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea) e a Prefeitura de Presidente Figueiredo, realizou uma reunião geral de alinhamento para tratar do funcionamento da REDESIM no município. O encontro marcou o avanço da implantação da ferramenta na localidade. Na ocasião, as equipes também participaram de reunião com o prefeito de Presidente Figueiredo, Fernando Vieira, para alinhar os últimos detalhes da implantação do sistema.

“A implantação da REDESIM é um avanço para melhoria do ambiente de negócios de Presidente Figueiredo. Vamos reduzir a burocracia, dando mais agilidade aos processos e criando condições mais favoravéis para quem quer investir e gerar emprego na nossa cidade”, afirma o prefeito de Presidente Figueiredo.
Participaram da reunião representantes da Secretaria Municipal de Turismo e Empreendedorismo, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Habitação e Assuntos Fundiários, Secretaria de Saúde (Vigilância Sanitária) e Secretaria de Finanças e Tributos, além de equipes técnicas do Sebrae-AM e da Jucea.
A REDESIM é um sistema integrado que unifica processos para registro, legalização e baixa de empresas, conectando as esferas governamentais. A ferramenta facilita a formalização e o encerramento de empresas de forma simplificada e digital, promovendo mais eficiência e segurança jurídica.
A partir do dia 10 de março de 2026, todos os processos de licenciamento e emissão de alvarás no município passarão a ser realizados exclusivamente por meio do sistema, pelo Portal Integrador Estadual da REDESIM.
Com a implantação da REDESIM Conectada, a expectativa é garantir uma série de benefícios, como a melhoria no atendimento aos empreendedores, gestão mais eficiente dos tributos municipais, maior segurança na emissão de licenças e alvarás, além da integração de informações entre os órgãos envolvidos.
De acordo com o gestor de Políticas Públicas do Sebrae-AM, José Antônio Fonseca, a REDESIM trará mais transparência, agilidade e segurança para os empreendedores locais, fortalecendo o ambiente de negócios no município.
“Nosso papel é apoiar os municípios na modernização dos seus processos, garantindo mais eficiência, transparência e segurança para quem quer empreender. A implantação da REDESIM Conectada só é possível com empenho do comitê gestor, que conta com o envolvimento da equipe técnica de cinco secretarias. Essa iniciativa representa um avanço significativo para desburocratizar, agilizar licenças e fortalecer o ambiente de negócios em Presidente Figueiredo e em todo o interior do estado”, explica.

Para o chefe do Departamento de Empreendedorismo Digital da Jucea, Caio Fernandes, a etapa atual representa o alinhamento final para a entrada do município no módulo de licenciamento do sistema.
“Estamos nesses dias aqui em Presidente Figueiredo para o alinhamento final da entrada do município no módulo de licenciamento pelo Portal Integrador Estadual da REDESIM, que possibilitará ao município disponibilizar aos empreendedores locais, às empresas e a toda a classe empresarial o acesso eletrônico a alvarás e licenças diretamente pelo portal. Isso dará mais agilidade, melhor presteza e maior segurança aos documentos emitidos pela Prefeitura Municipal de Presidente Figueiredo”, explica.

