Em uma ação estratégica voltada ao fortalecimento da produção artesanal do estado do Amazonas, a chefe do Escritório Regional do Sebrae em Parintins, Luane Pedreno, acompanhou os empresários Isandrey Azedo e Michelle Carvalho, da queijaria Macurany, em uma visita técnica à empresa Queijos Pomerode, localizada na cidade de Pomerode, em Santa Catarina.
A queijaria catarinense é responsável pela produção da linha Vermont, reconhecida como uma das mais premiadas do Brasil. A empresa se destaca pela excelência na fabricação de queijos artesanais, com reconhecimento nacional e internacional pela qualidade e inovação de seus produtos.
A visita, realizada na segunda-feira (14/07), teve como objetivo principal promover a troca de experiências e conhecimentos sobre boas práticas de produção entre empreendedores da Amazônia e especialistas do Sul do país.
“Durante nossa participação no Prêmio Queijo Brasil, tivemos a oportunidade de conhecer pessoalmente os proprietários da Queijos Pomerode, responsáveis pela renomada linha Vermont, cujos produtos já integravam o portfólio da Macurany. Esse encontro foi uma experiência valiosa para estreitar relações, trocar conhecimentos e abrir espaço para novas perspectivas. O Sebrae é um grande incentivador de ações como essa, pois acredita que visitas técnicas são fundamentais para expandir a visão empreendedora e fortalecer a competitividade dos negócios artesanais”, destacou Luane.
A presença da equipe no Sul também está ligada à participação no VIII Prêmio Queijo Brasil, que celebrou a qualidade da produção artesanal de queijos no país. O estado do Amazonas teve desempenho expressivo, conquistando 21 medalhas com três queijarias. A Macurany se destacou entre elas, sendo agraciada com 10 medalhas: quatro de ouro, quatro de prata e duas de bronze.
“Visitar a Queijos Pomerode foi uma experiência enriquecedora. É inspirador ver de perto a estrutura, o cuidado com cada etapa da produção e o compromisso com a qualidade que eles mantêm. Para nós, que atuamos com produção artesanal na Amazônia, foi uma oportunidade valiosa de aprender, trocar ideias e visualizar caminhos para inovar sem perder nossas raízes. O apoio do Sebrae nessa jornada foi essencial, pois é através dessas conexões que conseguimos elevar nosso padrão de excelência e buscar novos mercados”, disse o empresário Isandrey Azedo.
“A visita nos mostrou como é possível combinar tradição e inovação com excelência. Ver como eles transformam o leite em produtos de altíssimo padrão, respeitando cada etapa, foi muito bom. Saímos com muitos aprendizados, mas também com a certeza de que nossa identidade amazônica tem força e espaço no cenário nacional. O Sebrae foi um facilitador fundamental nesse processo”, destacou a empresária Michelle Carvalho.
Inspiração
Atualmente, a queijaria Queijos Pomerode também atua como empório, oferecendo uma ampla variedade de produtos artesanais e agregando valor à gastronomia regional. O modelo inspira negócios como o da Macurany, que em Parintins (AM) vem se reinventando com apoio do Sebrae, especialmente após participação em missões empresariais e programas de acesso a mercado.
O resultado das ações é a abertura do Empório Macurany, ponto de venda que fortalece a presença da marca em Parintins. O espaço comercializa os produtos artesanais da empresa e oferece os premiados queijos da linha Vermont, produzidos pela Queijos Pomerode, promovendo um intercâmbio de sabores entre o Sul e o Norte do Brasil.
História
A Queijos Pomerode é considerada um exemplo de excelência e tradição. Seus produtos incluem queijos de mofo branco, semiduros, fundidos, fondues, geleias 100% naturais e méis artesanais. Os queijos fundidos, derretidos a altas temperaturas, seguem receitas com mais de 70 anos de história, originadas pelos primeiros empreendedores da região e mantidas com o compromisso de entregar qualidade e sabor incomparáveis.
A nova fase da empresa começou em 2013, quando a família Mendes, também criadora da Cervejaria Eisenbahn, de Blumenau, passou a integrar o negócio com a missão de realizar um sonho: produzir queijos autênticos e de alto padrão. Foi nesse contexto que nasceu a marca Vermont, com forte identidade e reconhecimento nacional.
A empresa teve origem em 2002, a partir do desejo de resgatar o legado de Guilherme Ziehlsdorff, que por quase quatro décadas produziu para a Companhia Weege o tradicional Kräeuterkäse, um creme de parmesão com ervas finas, típico da região. Após a aquisição pela família Mendes, houve uma reestruturação completa da identidade visual e do portfólio. Em 2017, a marca Vermont ganhou vida com o lançamento da linha de queijos de mofo branco.
-
Contato para a imprensa: Assessoria de Comunicação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae/AM): [email protected] ou (92) 98639-1092 / Yasmim Negreiros (92) 98411-3039.