Para promover o desenvolvimento socioeconômico dos municípios, o Programa Cidade Empreendedora, executado pelo SEBRAE Amazonas, em parceria com as prefeituras municipais, está com chamada para adesão aberta. O edital está disponível até 31 de janeiro de 2025 e pode ser acessado pelo site cidadeempreendedoraam.com.br.
Entre os munícios que já assinaram o termo de adesão estão Barcelos, Novo Airão, Alvarães, Tefé, Boa Vista do Ramos, Maués, Barreirinha, Silves, Parintins, Benjamin Constant, Rio Preto da Eva e Atalaia do Norte.
Com a assinatura do termo de interesse na execução do Programa para 2025, o corpo técnico do SEBRAE-AM iniciou oficinas técnicas com as secretarias municipais, a fim de mapear as demandas e criar um plano de trabalho personalizado para cada localidade.
Essa atividade é elaborada de forma colaborativa, com uma metodologia de escuta ativa, que visa desenvolver políticas públicas, ações, cursos e iniciativas com foco na melhoria da administração pública municipal e no impulsionamento dos negócios locais. Em dezembro de 2024, foi realizada a primeira oficina, no município de Silves.
As próximas oficinas acontecerão em Barcelos, no dia 08/01; Rio Preto da Eva, no dia 14/01; Tefé, no dia 17/01; Barreirinha, no dia 20/01; Boa Vista do Ramos, 21/01; Novo Airão, no dia 24/01; e Alvarães, no dia 30/01. No mês de fevereiro, a atividade acontecerá nos municípios de Atalaia, Benjamin, Maués e Parintins.
Para o gerente da Unidade de Empreendedorismo no Interior (UEI), Luan Menezes, as oficinas têm um papel estratégico na aproximação do SEBRAE com as prefeituras que atuarão no programa.
“Esse contato inicial nos municípios é importante para compreender as particularidades de cada localidade. A metodologia colaborativa permite que possamos construir, junto com as prefeituras, soluções que realmente atendam às demandas locais e fomentem o desenvolvimento socioeconômico de forma sustentável e inovadora”, afirma o gerente.
Cidade Empreendedora – Em 2024, o Programa impactou mais de 9 mil pessoas, por meio de mais de 500 ações, atuando em 8 municípios. Executado a partir de 10 eixos estratégicos, o Programa está alinhado aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Os eixos estratégicos são: Gestão e Políticas Públicas; Lideranças Locais e Governança; Simplificação; Sala do Empreendedor; Compras Públicas e Acesso ao Crédito; Empreendedorismo na Escola; Inclusão Socioprodutiva; Identidade, Vocações e Mercado; Inovação; Resiliência Climática e Sustentabilidade.