ASN AM Atualização
Compartilhe

Elaboração do Plano de Ordenamento Turístico avança no município de Silves

A iniciativa tem o objetivo de orientar ações para os próximos anos no setor turístico
Por Thayssa Castro
ASN AM Atualização
Compartilhe

O Sebrae Amazonas, por meio do Programa Cidade Empreendedora, em parceria com a Prefeitura de Silves, iniciou, na última sexta-feira (12), a construção participativa do Plano de Ordenamento Turístico (POT), durante encontro com representantes do poder público, associações, moradores e empreendedores.

Com o objetivo de valorizar a cultura local, as comunidades rurais e as riquezas naturais, garantindo que o crescimento do turismo aconteça de forma organizada e sustentável, o Cidade Empreendedora está em processo de elaboração de projetos e ações que vão guiar o turismo no município. Para isso, já foram feitos levantamentos de campo, reuniões com secretarias municipais, empreendedores e lideranças comunitárias, além de uma análise detalhada da realidade econômica, social e ambiental. A entrega do plano será realizada no mês de dezembro, com evento oficial e apresentação para a sociedade civil.

Para o prefeito Paulino Grana, a elaboração do POT significa fortalecimento dos negócios locais.

“A elaboração do Plano de Ordenamento Turístico é um passo decisivo para o fortalecimento da nossa economia. A prefeitura enxerga no turismo uma grande oportunidade, porque sabemos que não é possível empregar todo mundo no serviço público. Por isso, estamos apostando nesse setor para criar novos postos de trabalho, gerar renda e qualificar a população, além de mostrar todo o potencial de Silves”.

A chefe do Escritório Regional de Itacoatiara do Sebrae-AM, Jady Costa, as visitas a hotéis, restaurantes e pontos turísticos revelaram o potencial do município e os desafios de infraestrutura e atendimento. Assim, se torna importante a participação de todos os atores sociais da região na elaboração do POT.

“Com a participação comunitária, empreendedora e da gestão pública, o aspecto social como pilar central, o plano pretende consolidar uma governança turística sólida, integrando desenvolvimento econômico e conservação dos recursos naturais”, explica.

  • Cidade Empreendedora 2025
  • Plano de Ordenamento Turístico
  • Sebrae Amazonas
  • Silves