-
Com o objetivo de fortalecer o ecossistema de pequenos negócios na capital amazonense, o Sebrae Amazonas e a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), estão promovendo, entre os dias 30 de junho e 5 de julho, mais uma edição do Empretec, um dos programas de formação empreendedora mais reconhecidos no Brasil e no mundo.
A capacitação está acontecendo na sede do Sebrae Amazonas, localizada na avenida Leonardo Malcher, nº 924, bairro Centro, zona Sul de Manaus, com carga horária intensiva de 60 horas. As atividades ocorrem das 8h às 12h e das 14h às 18h, reunindo mais de 20 empreendedores em busca de aprimoramento em gestão, liderança, tomada de decisão e identificação de oportunidades.
Presente em mais de 40 países, o Empretec foi desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como diferencial a metodologia prática baseada em estudos comportamentais, que estimula os dez comportamentos considerados essenciais para empreendedores de sucesso.
Segundo a coordenadora do curso no Sebrae Amazonas, Luana Diniz da Silva Montero, a formação oferece uma experiência profunda de autoconhecimento e transformação.
“Mais do que ensinar técnicas, o Empretec provoca uma mudança de atitude. O participante é desafiado a sair da zona de conforto, desenvolver visão estratégica e assumir o protagonismo da própria trajetória empreendedora. É um divisor de águas para quem deseja empreender de forma consciente e sustentável”, destacou.

Entre os participantes da nova turma, está o empresário Jairo Xavier, que atua no segmento de agronegócio e decidiu se inscrever no curso após sentir necessidade de melhorar a gestão do seu negócio.
“Percebi que, para ter um negócio próprio, não basta conhecimento técnico. O Empretec me ajudou a rever atitudes, melhorar meu planejamento e enxergar mais longe. A capacitação tem sido essencial para me fortalecer como empresário”, disse.
“Mesmo já conhecendo o programa há bastante tempo, só consegui participar de verdade depois que passei a me dedicar totalmente à minha empresa. No começo eu achava que seis dias de imersão era tempo demais… mas agora, participando, vejo que vale cada hora investida. Na verdade, poderia até ser mais longo”, concluiu.
-
Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae/AM): [email protected] ou (92) 8639-1092 / Yasmim Negreiros (92) 98411-3039.