Com inscrições abertas, a Feira do Empreendedor 2024 (FE24), que pretende ser um marco no cenário empresarial do Amazonas, está programada para acontecer na capital manauara, nos dias 19, 20 e 21 de setembro, no Sesi Clube do Trabalhador. Na última segunda-feira (12), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AM) realizou o lançamento oficial para a imprensa e as marcas participantes da FE24. Na ocasião, o comitê apresentou a estrutura e o potencial econômico do evento, que deve gerar até R$ 5 milhões em negócios e atrair mais de 25 mil pessoas, impulsionando e fortalecendo o ecossistema empreendedor local.
A estimativa é baseada em análises de edições anteriores da feira, que têm mostrado um crescimento contínuo no volume de transações comerciais. Em 2024, segundo dados do Sebrae Amazonas, o estado contabilizou até o início de agosto, cerca de 212.081 mil empresas ativas, sendo 114.766 MEIs (Microempreendedores Individuais), 75.880 ME (Microempresas) e 21.435 EPP (Empresas de Pequeno Porte).
Este ano, buscando proporcionar um ambiente para conexões estratégicas que impulsionem o crescimento dos negócios, alinhando-se com as demandas do futuro na região, a FE24 recebe o tema “Conectando a Amazônia ao Futuro – Negócios Sustentáveis & Inovação”.
O Sebrae/AM pretende trazer um evento com profundidade de abordagem dos temas voltados para o empreendedorismo e conexão por meio de atividades que estão ligadas com tudo que o mundo está discutindo e precisa discutir para que os negócios sejam mais promissores e sustentáveis. Serão capacitações, inspirações que promoverão e conectarão os empreendedores do Amazonas e todos aqueles que se deslocarão para a nossa cidade, enfatizou o Presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Amazonas, Antonio Silva.
Com 110 expositores confirmados e cerca de 200 serviços empresariais, a FE24 também se alinha aos 11 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que correspondem às propostas para a erradicação de problemas sociais do mundo pela Organização das Nações Unidas (ONU), e apresentará um universo de opções do empreendedorismo brasileiro por meio de 7 arenas com base nos eixos da Inclusão e Diversidade, Finanças e Investimentos, Habilidades Empreendedoras, Inovação e Sustentabilidade.
-
O evento trará um ambiente com oportunidades para networking, workshops, palestras, apresentação de novos produtos e serviços, geração de ideias e prospecção de novos empregos para o estado. Além da visitação gratuita, um Palco Master também será a atração do plano em que o empreendedor terá a chance de aprender com líderes de renome no Brasil. Eles fazem parte de uma experiência exclusiva e o passaporte pode ser adquirido para os 3 dias de evento por um preço único.
A Superintendente do Sebrae Amazonas, Ananda Carvalho Normando Pessôa, ressalta que a feira contará com um formato mais moderno, e irá trazer uma programação diversificada e rica em conteúdo. “O evento oferecerá um ambiente propício para o desenvolvimento pessoal e profissional dos empreendedores amazonenses. Será uma oportunidade valiosa para quem deseja iniciar, expandir ou melhorar a gestão do seu negócio”. A superintendente da instituição destacou ainda que, “a feira vai contribuir e apoiar a criação de um ambiente de negócios dinâmico, resiliente e de apoio às micro e pequenas empresas”, disse.
Para ficar por dentro de toda a programação, o público pode acessar o site feiradoempreendedoram.com.br. Na plataforma, o interessado terá acesso às informações da programação e os valores correspondentes aos ingressos para as palestras especializadas.
-
Patrocinadores e Parceiros
A iniciativa do Sebrae-AM tem como patrocinadores já confirmados, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas que envolve diretamente os estados amazônicos, Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima (COP 30), Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sistema OCB/AM), Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), Companhia de Gás do Amazonas (Cigás), Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), Logic Pro, Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), Caixa Econômica Federal, PagBank, Banco do Brasil e Governo Federal, Critéria Energia Solar, O Boticário, Ergo Saúde, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e o Banco da Amazônia (BASA).
Como apoio e parceiros para a realização, a instituição conta com cooperadores da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA), Associação Comercial do Amazonas (ACA), Agência de Fomento do Estado do Amazonas (AFEAM), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas (Fecomércio); Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – AM (Senar), Associação dos Jovens Empresários e Empreendedores do Amazonas (AJE), Frente Parlamentar de Apoio à Micro e Pequenas Empresas e Empreendedoras Individuais do Amazonas (FREMPEEI), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Conselho Regional de Contabilidade do Amazonas (CRC-AM), Junta Comercial do Estado do Amazonas (JUCEA), Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), e Receita Federal (RFB). Além dos parceiros TIK TOK E SHOPEE, EBW Passou-Ganhou e a Associação Brasileira de Franchising (ABF), Holiday Inn Manaus e Hotel ibis Manaus.