ASN AM Atualização
Compartilhe

Feira do empreendedor atrai cerca de 20 mil visitantes e impulsiona negócios locais

Com participação massiva, a Feira do Empreendedor reforçou seu papel como um catalisador de inovação e crescimento para o empreendedorismo amazonense.
Por ASN Amazonas
ASN AM Atualização
Compartilhe

Até este sábado (21), aproximadamente 20 mil pessoas visitaram a Feira do Empreendedor 2024 durante os três dias de programação. A feira com o tema “Conectando a Amazônia ao Futuro – Inovação e Sustentabilidade” se consolidou mais uma vez como um dos maiores eventos de incentivo ao empreendedorismo na região norte do país. A FE24 ocorreu no Sesi Clube do Trabalhador, no bairro São José I, no mesmo lugar em que a penúltima edição aconteceu há 10 anos atrás.

Foto: Sebrae Amazonas

Tendências emergentes, como a economia digital e o uso de ferramentas de inteligência artificial para otimizar processos empresariais despertaram grande interesse entre os participantes. Ao longo da programação, o evento reuniu milhares de participantes de diferentes segmentos. Uma área de quase 10.000 metros quadrados foi distribuída em 7 arenas entre os eixos de Sustentabilidade, Finanças e Investimentos, Inclusão e Diversidade, Inovação e Habilidades Empreendedoras. Foram mais de 110 expositores, com cerca de 200 atividades realizadas de forma simultânea, oferecendo uma ampla programação de palestras, workshops, oficinas práticas e rodadas de negócios.

Foto: Sebrae Amazonas

“Finalizamos a feira com a visitação de cerca de 20 mil pessoas, que tiveram acesso a muito conteúdo, muito conhecimento, imersão, negócios e oportunidades. Falamos de sustentabilidade, de inovação, de vendas, de investimento e de tudo que é preciso para se abrir um negócio, para melhorar o empreendimento e para investir em novos modelos de negócios. Estamos muito felizes, mesmo com todos os desafios logísticos na Amazônia, mesmo diante das dificuldades climáticas, pois conseguimos com os nossos parceiros, fazer com que a FE24 se tornasse mais uma vez um sucesso”, ressaltou a Ananda Carvalho Normando, superintendente do Sebrae Amazonas.

O evento destacou-se pelo seu papel fundamental na capacitação de empreendedores. Como foi o caso de Isadora Sarrazim, proprietária da loja de moda feminina, Isa Vilas. Há 3 anos, Isadora começou a empreender, mas em 2024 vive o desafio de conciliar a maternidade com uma bebê de 4 meses e a gestão do seu negócio. A empresária acompanhou todos os dias de atividades com a criança no colo e declarou que a situação nunca foi um obstáculo para quem deseja aprender.

Foto: Sebrae Amazonas

“Eu tive que trabalhar muito para estar aqui, porque ser mãe e ao mesmo tempo gerir uma empresa não é fácil. Mas minha família me apoia e eu sempre tento melhorar o meu negócio ainda mais, e estar na Feira do Empreendedor estes dias só aumentou o meu desejo de conhecer os programas do Sebrae, como o Empretec. Saio daqui com muita vontade de buscar mais conhecimento”, disse Isadora.

As rodadas de negócios superaram as expectativas, gerando um volume significativo de novas parcerias e oportunidades de investimento. Empresas de tecnologia, sustentabilidade e comércio foram os grandes destaques, com muitas delas atraindo o interesse de investidores e aceleradoras presentes na feira. Além disso, a FE24 se tornou palco de diversos lançamentos de produtos como a nova rotulagem e o composto de mel, copaíba, óleo de eucalipto e extrato de própolis de um remédio de uso familiar há 25 anos, e que recebeu o nome de “Sanatosse”. O lançamento faz parte do empreendimento apoiado pelo Sebrae Amazonas, Feira do Mel – Flor do Amazonas.

Foto: Sebrae Amazonas

“Meu pai, o idealizador do negócio, nunca tirou isso dos planos, de voltar um dia a vender um remédio familiar e já conhecido na região. Tentamos várias vezes, até que meu pai não desistiu e conseguiu patentear o produto, e finalmente, na feira do empreendedor realizamos esse lançamento. Já estamos muito felizes com essa conquista e o Sebrae já é um parceiro de longa data, inclusive foi um dos incentivadores para nos tornarmos o melhor mel do Brasil”, declarou Samia Leite, administradora e responsável pelo marketing do negócio.

Por meio do incentivo do Sebrae Amazonas, a agroindústria Feira do Mel – Flor do Amazonas de Manaus, com o mel produzido pela Apis Floresta Produtos Apícolas de Manaus, conquistou em novembro do ano passado, o troféu de primeiro lugar, colocando o Mel de melípona Jandaíra como melhor mel do país.

O evento proporcionou um espaço dinâmico para networking, onde empreendedores, fornecedores e investidores puderam trocar experiências e estabelecer contatos estratégicos.

-

Foto: Sebrae Amazonas

Outro aspecto foi o comprometimento da feira com a inclusão e a sustentabilidade. Houve uma ampla discussão sobre empreendedorismo feminino, negócios sociais e a adoção de práticas empresariais ambientalmente responsáveis, o que refletiu a crescente conscientização sobre esses temas no mercado atual.

Foto: Sebrae Amazonas

Com uma participação massiva, a Feira do Empreendedor 2024 reforçou seu papel como um catalisador de inovação e crescimento para o ecossistema empreendedor amazonense, deixando uma expectativa elevada para a próxima edição.

-

Patrocinadores e Apoio 

A Feira do Empreendedor 2024 conta com os seguintes patrocinadores: a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas que envolve diretamente os estados amazônicos, Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima (COP 30), Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sistema OCB/AM), Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), Companhia de Gás do Amazonas (Cigás), Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), Logic Pro, Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), Caixa Econômica Federal, PagBank, Banco do Brasil e Governo Federal, Critéria Energia Solar, O Boticário, Ergo Saúde, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e o Banco da Amazônia (BASA).

-

Confira a galeria: 

-

-

-

-

  • Cultura
  • Feira do Empreendedor 2024
  • Inovação
  • Negócios
  • Sebrae Amazonas
  • Sociobiodiversidade Amazônica
  • Sustentabilidade
  • Tecnologia