Com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento sustentável do município, a Prefeitura de Humaitá, em parceria com o Sebrae Amazonas, deu início, na última sexta-feira (4), à elaboração do plano de ação do Programa Cidade Empreendedora para o ciclo 2025-2026. A atividade aconteceu na Casa da Cultura, localizada ao lado da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) campus Humaitá, na Praça da Saúde.
Durante a oficina, conduzida pela equipe do Escritório Regional de Humaitá, foram debatidos prioridades e desafios do município em diferentes áreas, com base em uma metodologia de escuta ativa, colaborativa e intersetorial. A proposta é construir um plano de ação alinhado às necessidades locais e às soluções oferecidas pelo Sebrae-AM, com foco em resultados concretos para a população.
Estiveram presentes o prefeito Dedei Lobo, secretários e representantes das pastas de Administração, Educação, Juventude, Saúde, Cultura, Comunicação, Assistência Social, Produção, Regularização Fundiária, Procuradoria, Licitação, Secretaria da Mulher e Sala do Empreendedor.

Para o analista técnico do Sebrae-AM, Giovani Caldas, a atividade representa um passo fundamental para que o município avance de forma planejada.
“Essa escuta coletiva é o ponto de partida para um plano de ação robusto e participativo. A ideia é ouvir quem está na ponta, entender as reais necessidades da população e, a partir disso, propor soluções empreendedoras e sustentáveis. Humaitá tem grande potencial e o Sebrae está aqui para apoiar essa transformação”, explica Caldas.
O Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae que conecta a gestão pública aos pequenos negócios com foco no desenvolvimento econômico local. Em 2024, o programa já impactou mais de 9 mil pessoas em oito municípios do Amazonas, por meio de mais de 500 ações.
O Programa Cidade Empreendedora em Humaitá terá duração de até 16 meses, com a definição das prioridades em cada um dos 10 eixos estratégicos do programa, que estão alinhados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Entre os principais eixos estão: Gestão e Políticas Públicas, Inclusão Socioprodutiva, Resiliência Climática e Sustentabilidade, e Empreendedorismo na Escola.