Estão abertas as inscrições para a primeira edição do projeto Impulso Cultural, uma iniciativa inédita que oferece oficinas gratuitas de capacitação para artistas visuais em 10 cidades estratégicas do Amazonas. A proposta é fortalecer a economia criativa e valorizar os saberes culturais dos municípios do interior do estado, com atividades formativas e uma premiação exclusiva para negócios culturais da região.
As inscrições são gratuitas e com número de vagas limitado. Os interessados devem garantir sua participação acessando o site oficial do projeto: https://atrelacultural.com/impulso, onde também estão disponíveis mais informações sobre a iniciativa.
O projeto é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com patrocínio da Caixa Econômica Federal, Correios, Banco da Amazônia e Banco do Brasil, através do programa Rouanet Norte, do Ministério da Cultura. O Sebrae Amazonas atua como parceiro, oferecendo apoio logístico e consultoria técnica.
“Apoiar essa iniciativa é fortalecer as bases de uma nova economia para o estado. O Sebrae acredita no poder transformador da criatividade e está comprometido em ampliar as oportunidades para que artistas e empreendedores culturais alcancem novos patamares”, reforça Fernanda Guimarães, gestora do projeto Economia Criativa do Sebrae Am.
As oficinas acontecerão nas cidades de Manaus, Itacoatiara, Manacapuru, Parintins, Tefé, Coari, Tabatinga, Maués, Humaitá e São Gabriel da Cachoeira, com carga horária de 16 horas divididas em três módulos. Os temas incluem: Economia criativa no Brasil e na Amazônia; Planejamento e gestão de projetos culturais; Acesso a financiamento e políticas de incentivo; Ferramentas de gestão como Matriz FOFA, metas SMART e precificação de produtos e serviços.
“A economia criativa ainda é pouco reconhecida como setor estratégico na maioria dos municípios amazônicos. Nosso objetivo com o Impulso é mostrar que arte, cultura e empreendedorismo andam juntos e podem movimentar cadeias produtivas inteiras”, destaca Beatriz Domingues, gestora da Atrela Agência Cultural e idealizadora do projeto.
As atividades formativas serão conduzidas pela Atrela Agência Cultural, sob a liderança da Beatriz Domingues e do consultor do Sebrae Amazonas, Everton Almeida. A condução pedagógica será compartilhada entre os profissionais, que irão se revezar na aplicação das oficinas nos diferentes municípios participantes.

“Muitos artistas não se veem como empreendedores, e esse é um dos principais desafios. O projeto ajuda esses profissionais a se posicionarem no mercado e perceberem seu valor econômico e social”, explica Everton Almeida, músico, produtor e especialista em gestão cultural.
Programação
Os interessados podem se inscrever de acordo com a cidade em que residem ou pela localidade mais próxima. A programação do projeto Impulso Cultural começa por Manaus e se estende a diversos municípios do interior do Amazonas, com encerramento previsto para o mês de novembro, em Parintins.
Julho
• Manaus – Dias 18 (sexta) e 19 (sábado), no Sebrae Lab, localizado na Av. Leonardo Malcher, 924 – Centro.
• Maués – Dias 24 (quinta), 25 (sexta) e 26 (sábado) – Liceu de Artes.
Agosto
• Itacoatiara – Dias 8 (sexta) e 9 (sábado) – sede do Sebrae.
• Coari – Dias 22 (sexta) e 23 (sábado) – sede do Sebrae.
Setembro
• Manacapuru – Dias 12 (sexta) e 13 (sábado) – sede do Sebrae.
• Humaitá – Dias 25 (quinta), 26 (sexta) e 27 (sábado) – local a confirmar.
Outubro
• Tefé – Dias 9 (quinta), 10 (sexta) e 11 (sábado) – local a confirmar.
• Tabatinga – Dias 24 (sexta) e 25 (sábado) – sede do Sebrae.
Novembro
• São Gabriel da Cachoeira – Dias 12 (quinta), 13 (sexta) e 14 (sábado) – local a confirmar.
• Parintins – Dias 28 (sexta) e 29 (sábado) – sede do Sebrae.
Premiação para iniciativas culturais
Além das oficinas formativas, o projeto Impulso Cultural também irá premiar três iniciativas culturais com R$ 10 mil cada, totalizando R$ 30 mil em incentivo direto a projetos criativos no estado.
O edital já está disponível online e aceita propostas em qualquer estágio de desenvolvimento, desde que o proponente possua CNPJ ativo no Amazonas. A participação nas oficinas não é obrigatória para concorrer aos prêmios e vice-versa.
Artistas, produtores culturais e empreendedores criativos podem se inscrever de forma simplificada. As propostas serão avaliadas com base em critérios como criatividade, viabilidade e potencial de impacto regional.
Acesse o regulamento completo: Leia o edital.
Faça sua inscrição aqui: Formulário de inscrição.
-
Foto: Wellington Mamud / Sebrae Amazonas.
Contato para a imprensa: Assessoria de Comunicação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae/AM): [email protected] ou (92) 98639-1092 / Yasmim Negreiros (92) 98411-3039.