As Salas do Empreendedor dos municípios de São Sebastião do Uatumã, Barcelos, Humaitá, São Gabriel da Cachoeira, Santo Antônio do Içá, Codajás e Ipixuna passam a atuar com os processos de financiamento, uma iniciativa realizada em parceria entre o Sebrae Amazonas, as Prefeituras Municipais e a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (AFEAM).
As Salas do Empreendedor são espaços de atendimento nas Prefeituras Municipais, resultado de uma parceria com o Sebrae. Elas facilitam processos como abertura, regularização e baixa de empresas, além de oferecer serviços aos Microempreendedores Individuais (MEI), conforme previsto na Lei Complementar nº 123/2006.
No ano passado, o projeto-piloto de operação de crédito foi implementado nas Salas do Empreendedor dos municípios de Benjamin Constant, Manaquiri, Manicoré e Parintins. Nos primeiros 30 dias, mais de R$ 1 milhão foi movimentado e, ao final de dois meses, o volume de crédito liberado ultrapassou R$ 1,6 milhão, com 122 processos concluídos.
Por meio dessa colaboração, Sebrae-AM e AFEAM capacitaram os Agentes de Desenvolvimento (ADs) e promoveram encontros de alinhamento e planejamento estratégico. Atualmente, o Sebrae-AM segue trabalhando nas questões documentais, treinando os agentes no sistema da AFEAM e enviando os documentos para que a instituição realize os cadastros.
As Salas do Empreendedor, presentes em 53 municípios do estado, atenderam mais de 37 mil empreendedores em 2024. Para o coordenador estadual das Salas do Empreendedor, Marcelo Souza, essa iniciativa representa um avanço significativo para os negócios locais.
“A ampliação da atuação das Salas do Empreendedor com os processos de financiamento da AFEAM é um grande passo para facilitar o acesso ao crédito. Essa estratégia permite que os empreendedores tenham mais agilidade e menos burocracia na busca por recursos financeiros, que agora será de forma contínua na Sala, fortalecendo a economia dos municípios e incentivando o crescimento dos pequenos negócios”, destaca o coordenador.