ASN AM Atualização
Compartilhe

Novo Airão inicia ciclo 2024 do Programa Cidade Empreendedora

O escopo de trabalho prevê mais de 30 ações nos próximos meses no município
Por Thayssa Castro
ASN AM Atualização
Compartilhe

Para dar continuidade às transformações executadas no município, a Prefeitura de Novo Airão, em parceria com o Sebrae Amazonas, vai iniciar a execução do ciclo 2024 do Programa Cidade Empreendedora na localidade.

De acordo com o DataSebrae (março 2023), o município possui 2 mil pequenos negócios. Além disso, Novo Airão integra o Polo de Ecoturismo do Estado do Amazonas e é um dos doze destinos turísticos inteligentes do Projeto Turismo Futuro Brasil. Assim, o programa pretende acelerar o desenvolvimento socioeconômico, além de fortalecer o setor turístico e fomentar ainda mais os negócios locais.

Em 2023, o Cidade Empreendedora atendeu cerca de 1.795 empreendedores e potenciais empreendedores em Novo Airão, com mais de 50 ações através de cinco eixos estratégicos: Inovação e Sustentabilidade, Marketing Territorial e Setores Econômicos, Gestão Municipal, Empreendedorismo nas Escolas e Inclusão Produtiva. Foram realizadas atividades de capacitação, visitas técnicas, serviços e eventos.

Uma das ações realizadas diretamente na gestão municipal foi a implementação do Sistema do Portal do Servidor (SIPOR), que tem o objetivo de otimizar os processos administrativos da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (Semap) e da Prefeitura Municipal.

De acordo com a secretária da Semap, Franceleide Medeiros, o serviço vai facilitar a vida do servidor público, além de ajudar na redução de gastos com papel e na agilidade dos processos dentro da plataforma. “Onde os servidores estiverem, eles terão acesso a essa plataforma, poderão ter acesso aos seus contracheques, imprimir a cédula C, solicitar tempo de serviço, tudo isso sem precisar se deslocar à secretaria”, explica a secretária. O sistema pode ser acessado por computador (desktop e notebook) ou telefone celular.

Agora, para 2024, o escopo de trabalho prevê mais de 30 ações nos próximos meses no município, que continuarão a focar na melhoria da gestão municipal, no fomento da agricultura familiar e no fortalecimento do turismo. Para a coordenadora estadual do Programa Cidade Empreendedora, Karina Carvalho, a continuidade das ações é resultado da atuação efetiva do programa na localidade.

“Estamos iniciando o ciclo 2024 do Cidade Empreendedora no município de Novo Airão com diversas ações que continuarão a promover o desenvolvimento sustentável e a inovação local. Este ano, teremos um enfoque ainda maior na capacitação de nossos empreendedores e na melhoria dos serviços públicos. O impacto positivo que já vimos em 2023 é apenas o começo. Com a participação ativa da comunidade e o apoio contínuo do Sebrae, estamos confiantes de que conseguiremos atingir novos patamares de crescimento e qualidade de vida para todos os moradores”, afirmou Carvalho.

Estão previstas ações de capacitação da Lei P&D e Regime Geral de Previdência Social, boas práticas na produção de farinha de mandioca e derivados, feira especial da agricultura familiar, II Encontro da Agricultura Familiar, cursos de corte e costura, artesanato com fibras vegetais, bordados, customização em sandálias, cabeleireiro, biscuit, curso de refrigeração, startup summit 2024, oficina de robótica, capacitação para professores do ensino fundamental de anos finais, formação em educação ambiental empreendedora, implantação do serviço de emissão de nota fiscal de serviço eletrônica, criação, revisão e regulamentação de código tributário, Rede SIM Municipal e Lei da Liberdade Econômica, 2ª edição do Visite + Novo Airão, curso de culinária regional, oficina maker e prototipagem, capacitação para treinador de futsal, empreendedorismo sustentável, atendimento ao público em ambiente hospitalar para recepcionistas, assessoria para projetos e captação de recursos culturais, entre outras iniciativas.

  • Cidade Empreendedora
  • Novo Airão