ASN AM Atualização
Compartilhe

Pirarucu de Mamirauá e Farinha de Uarini são destaques no MasterChef

Produtos amazonenses protagonizaram receita que levou Diego Sacilotto à final do reality show
Por Jeovana Torres
ASN AM Atualização
Compartilhe

Produtos amazonenses protagonizaram receita que levou Diego Sacilotto à final do reality show

Os ingredientes de origem amazonense foram protagonistas da semifinal do ‘MasterChef Profissionais 2022’ na noite desta última terça-feira, 1/11. O ‘Pirarucu de Mamirauá’ e a ‘Farinha de Uarini’ fizeram parte de uma ousada combinação envolvendo chocolate e laranja, em receita produzida pelo cozinheiro Diego Sacilotto, que levou a melhor e se tornou finalista da 4ª temporada transmitida pela Rede Bandeirantes (Band).

Para a última vaga na final do reality show, a prova desafiou os competidores a prepararem um prato composto por dez produtos brasileiros com selo de Indicação Geográfica (IG), atestados por suas origens e características únicas, como destacou o chef e jurado do programa, Henrique Fogaça.

“São ingredientes que representam a cultura, as raízes e os sabores do nosso país. Produtos únicos, com a qualidade baseada na sua origem. Todas as regiões produtoras desses ingredientes têm a origem protegida com um registro, com reconhecimento internacional e todo esse processo tem envolvimento do Sebrae”, enfatizou Fogaça.

E no duelo contra o cozinheiro Wilson Cabral, Diego venceu apresentando o preparo do Pirarucu com farofa do Uarini, chocolate, laranja, além de outros elementos nacionais como a cajuína e mel.

Farinha de Uarini

Diretamente dos municípios de Uarini, Alvarães, Tefé e Maraã no Amazonas, a ‘Farinha de Uarini’, também conhecida como ‘Farinha Ovinha’ por seu formato redondo, surge a partir da mandioca em um processo artesanal mantido há anos pelos produtores e repassado de geração a geração. A ‘Farinha de Uarini’ ganhou o registro IG em agosto de 2019 pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e é coordenada pela Associação dos Produtores de Farinha de Mandioca da Região de Uarini.

Pirarucu de Mamirauá

Uma espécie ameaçada de extinção que se tornou sinônimo de prosperidade em uma economia baseada pela sustentabilidade, este é o ‘Pirarucu de Mamirauá’ (Arapaima gigas). Em julho do ano passado a cadeia foi ainda mais fortalecida com a concessão de sua Denominação de Origem pelo INPI.

Os aspectos singulares do peixe, também conhecido como ‘gigante da Amazônia’, são evidenciados em um procedimento que começa nas boas práticas de abate, recepção e pré-beneficiamento até a entrega de qualidade no produto final, de aroma e sabor particulares.

E fundamentados pelas leis ambientais, os pescadores se adequam aos períodos, locais e quantidades para capturas, definidos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A cota de captura é de 30%, a partir do resultado das contagens de pirarucus adultos, preservando, assim, os 70% restantes como forma de assegurar a reprodução de forma sustentável e a manutenção do estoque.

Nove municípios possuem trechos envolvidos no manejo do ‘Pirarucu de Mamirauá’, sendo eles: Alvarães, Fonte Boa, Japurá, Juruá, Jutaí, Maraã, Tefé, Tonantins e Uarini.

IGs do Amazonas

Outros quatro produtos originários do Amazonas compõem a lista exclusiva de IGs do país: Peixes Ornamentais do Rio Negro, Abacaxi de Novo Remanso, Guaraná de Maués e Andirá-Marau (guaraná dos indígenas), cuja área contempla parte de municípios do leste amazonense e do Pará.

O Sebrae Amazonas acompanhou as evoluções de perto, prestando apoio técnico às associações desde as etapas iniciais de requerimento, adequação, avaliação e finalmente concessão por meio do INPI.

Até dezembro deste ano, outras três indicações devem ser estabelecidas junto ao órgão federal: Queijos de Autazes, Açaí de Codajás e o Mel de Abelhas Nativas de Boa Vista do Ramos, estes que já concluíram a fase de delimitação territorial.

MasterChef Profissionais 2022

Diego Sacilotto enfrenta Thalyta Koller na próxima terça-feira, 8, em uma disputa de cardápios autorais pelo troféu da 4ª temporada e uma lista de prêmios. A transmissão começa às 22h45, horário de Brasília (DF), no canal da Band.

  • Amazonas
  • Farinha do Uarini
  • Farinha Ovinha
  • Indicação geográfica
  • Manejo do Pirarucu
  • MasterChef Profissionais 2022
  • Pirarucu de Mamirauá
  • Sebrae Amazonas
  • Sebrae-AM