ASN AM Atualização
Compartilhe

Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora avança para fase de visita técnica

Dos 31 projetos inscritos por 21 prefeituras, 20 iniciativas de 14 municípios, seguem na disputa pela premiação
Por Thayssa Castro
ASN AM Atualização
Compartilhe

A 13ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE) avança para a fase de visita técnica, considerada a quarta etapa do processo de avaliação da premiação. Nesta fase, 20 projetos, de 14 prefeituras do Amazonas, passam a ser analisados presencialmente após a pré-seleção realizada pela comissão estadual do prêmio.

Ao todo, 31 projetos, inscritos por 21 prefeituras, participaram das etapas iniciais de inscrição, homologação e pré-seleção.  A visita técnica é uma fase obrigatória da etapa estadual do PSPE. O objetivo é verificar a veracidade das informações apresentadas pelas prefeituras no momento da inscrição, além de buscar novas informações sobre as iniciativas por meio de escuta e coleta de depoimentos dos representantes das prefeituras responsáveis pelos projetos e de beneficiários das ações. As visitas são previamente agendadas pelo SEBRAE com as equipes das prefeituras participantes e acontecerão no mês de fevereiro.

Durante essa etapa, equipes técnicas do Sebrae-AM avaliam, in loco, a efetividade das políticas públicas, os resultados alcançados e os impactos gerados no desenvolvimento local. As iniciativas recebem pontuação que contribui para a definição dos projetos que avançam para as fases seguintes do prêmio.
No mês de fevereiro, receberão visita técnica os municípios de Benjamin Constant, Atalaia do Norte, Fonte Boa, Uarini, Tefé, Manaus, Manacapuru, Novo Airão, Presidente Figueiredo, Autazes, Apuí, Boa Vista do Ramos, Maués e Parintins.

Criado pelo Sebrae, o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora tem como objetivo reconhecer políticas públicas que contribuem para a transformação dos territórios, a melhoria do ambiente de negócios e o fortalecimento do empreendedorismo nos municípios.

Nesta edição, o PSPE é dividido em nove categorias: Simplificação; Sala do Empreendedor; Compras Governamentais; Empreendedorismo na Escola; Inclusão Produtiva; Turismo & Identidade Territorial; Sustentabilidade & Meio Ambiente; Empreendedorismo Rural; e Gestão Inovadora. As categorias reconhecem iniciativas que tornam as cidades mais inovadoras, competitivas e favoráveis ao desenvolvimento econômico local.

Próximas etapas 

Após a conclusão da fase de visita técnica, o julgamento estadual ocorrerá entre os dias 16 e 31 de março de 2026. A cerimônia de premiação estadual está prevista para a segunda quinzena de abril. Os vencedores de cada categoria da etapa estadual avançam para a etapa nacional do prêmio.

Para o coordenador estadual do PSPE do Sebrae-AM, José Antônio Cardoso, a visita técnica é um momento decisivo do processo. Segundo ele, essa etapa garante transparência, credibilidade e permite uma avaliação mais aprofundada das iniciativas inscritas.

“É na visita técnica que o Sebrae consegue confirmar, na prática, aquilo que foi apresentado no papel. A gente escuta os gestores públicos, as equipes envolvidas e também os beneficiários das políticas públicas, o que nos permite avaliar resultados concretos e o impacto real dessas ações no território”, explica.

Contato para imprensa: Assessoria de Comunicação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae/AM): Thayssa Castro (92) 98828-3747 | [email protected]

  • 13ª Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora
  • PRÊMIO SEBRAE PREFEITURA EMPREENDEDORA
  • Sebrae Amazonas