Representantes do Sebrae Amazonas e da Prefeitura de Presidente Figueiredo reuniram na última sexta-feira (10) para realizar uma oficina de mapeamento de demandas do Programa Cidade Empreendedora. O encontro, conduzido pelo Escritório Sebrae de Presidente Figueiredo, reuniu gestores e técnicos de todas as secretarias municipais com o objetivo de identificar prioridades e construir, de forma colaborativa, um plano de ações estratégicas para 2026.
A atividade faz parte da metodologia do programa, que busca alinhar as políticas públicas municipais às necessidades locais, fortalecendo o ambiente de negócios, a inovação e o empreendedorismo. A partir das demandas levantadas na oficina, será elaborado um plano de trabalho com diversas iniciativas a serem executadas ao longo de 2026, voltadas à dinamização econômica e à melhoria dos serviços oferecidos à população.
De acordo com o chefe do Escritório Sebrae de Presidente Figueiredo, Fábio Castro, o momento é de escuta e construção coletiva.
“É por meio dessa escuta ativa com os gestores municipais que conseguimos entender as prioridades e desenhar um plano de trabalho alinhado à realidade local. Nosso objetivo é apoiar o município para que o desenvolvimento aconteça de forma planejada, sustentável e com foco nas pessoas”, explica Castro.
A oficina também reforça o avanço das ações já em andamento no município, como a revisão do Plano Diretor, primeira iniciativa do programa em Presidente Figueiredo. Após quase 20 anos sem atualização, o documento está sendo revisado para alinhar o crescimento urbano às demandas atuais e futuras da população, garantindo um desenvolvimento mais equilibrado e sustentável. A entrega do plano está prevista para dezembro deste ano. Outra atividade que está em implantação é a REDESIM Conectada, em parceria com a Junta Comercial do Estado do Amazonas (JUCEA).
Para o secretário municipal de Planejamento, Carlos Alexandre, a parceria com o Sebrae-AM tem sido fundamental nesse processo. “
Com essa parceria com o Sebrae, estamos pensando em um município em pleno desenvolvimento. Então planejar as ações do programa para 2026 é fortalecer a gestão e preparar a nossa população para o futuro”, afirma o secretário.