ASN AM Atualização
Compartilhe

Queijos artesanais do Amazonas conquistam medalhas na França com apoio do Sebrae

Agroindústrias de Autazes e Parintins brilham no Mondial du Fromage Tours 2025 e elevam o nome do estado no cenário internacional
Por Yasmim Negreiros
ASN AM Atualização
Compartilhe

Duas queijarias do Amazonas foram premiadas no concurso internacional Mondial du Fromage Tours 2025, realizado em Paris, França. A Queijaria Tradição D’Lourdes, de Autazes, conquistou medalha de ouro com o “Queijo Maturado com Café”, enquanto a Leiteria Macurany, de Parintins, garantiu medalha de bronze com o “Queijo Manteiga Blend”, elevando a tradição regional a um novo patamar de reconhecimento global. A programação teve início na sexta-feira (12/09), e encerrou no domingo (14/09).

A conquista é resultado de uma articulação entre o Governo do Estado, prefeituras locais e instituições parceiras, com destaque para o Sebrae Amazonas. Há mais de 15 anos, a instituição atua de forma estratégica no fortalecimento da cadeia produtiva do leite e seus derivados, especialmente no interior.

O Sebrae Amazonas teve participação direta na trajetória das queijarias premiadas, desde o suporte técnico até o custeio da viagem à França. Ao todo, participaram três agroindústrias Tradição D’Lourdes, Queijaria Original (ambas de Autazes) e Macurany (de Parintins) .

“O Sebrae tem sido um agente transformador na vida desses empreendedores. Desde a estruturação dos negócios, passando pela conquista do selo de Indicação Geográfica, até a qualificação técnica e o acesso a mercados, temos trabalhado para que o queijo amazonense seja reconhecido pela sua qualidade e originalidade. Essa premiação é fruto de um trabalho coletivo e contínuo”, disse a diretora-superintendente do Sebrae Amazonas, Ananda Pessôa.

Além do reconhecimento internacional, as queijarias premiadas acumulam conquistas em eventos nacionais. Um dos principais palcos dessas conquistas é a ExpoQueijo Brasil – International Cheese Awards, realizada anualmente em Minas Gerais, onde produtores amazonenses marcaram presença nos anos de 2023, 2024 e 2025.

Na edição de 2025, o estado foi um dos grandes destaques da competição, com a conquista de oito medalhas, resultado que evidencia o avanço técnico e a qualidade dos queijos produzidos na região amazônica.

Além das premiações, os produtores participaram de uma missão técnica na Serra da Canastra, voltada ao intercâmbio de conhecimentos com especialistas e produtores locais. A iniciativa teve como objetivo aprimorar práticas de produção, fortalecer a cadeia do leite e agregar valor à produção queijeira do Amazonas.

-

Foto: Divulgação / Sepror
Contato para a imprensa:
 Assessoria de Comunicação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae/AM): [email protected] ou (92) 98639-1092 / Yasmim Negreiros (92) 98411-3039.

  • Amazonas
  • França
  • Mondial du Fromage Tours 2025
  • Queijos artesanais
  • Sebrae