Duas queijarias do Amazonas foram premiadas no concurso internacional Mondial du Fromage Tours 2025, realizado em Paris, França. A Queijaria Tradição D’Lourdes, de Autazes, conquistou medalha de ouro com o “Queijo Maturado com Café”, enquanto a Leiteria Macurany, de Parintins, garantiu medalha de bronze com o “Queijo Manteiga Blend”, elevando a tradição regional a um novo patamar de reconhecimento global. A programação teve início na sexta-feira (12/09), e encerrou no domingo (14/09).
A conquista é resultado de uma articulação entre o Governo do Estado, prefeituras locais e instituições parceiras, com destaque para o Sebrae Amazonas. Há mais de 15 anos, a instituição atua de forma estratégica no fortalecimento da cadeia produtiva do leite e seus derivados, especialmente no interior.
O Sebrae Amazonas teve participação direta na trajetória das queijarias premiadas, desde o suporte técnico até o custeio da viagem à França. Ao todo, participaram três agroindústrias Tradição D’Lourdes, Queijaria Original (ambas de Autazes) e Macurany (de Parintins) .
“O Sebrae tem sido um agente transformador na vida desses empreendedores. Desde a estruturação dos negócios, passando pela conquista do selo de Indicação Geográfica, até a qualificação técnica e o acesso a mercados, temos trabalhado para que o queijo amazonense seja reconhecido pela sua qualidade e originalidade. Essa premiação é fruto de um trabalho coletivo e contínuo”, disse a diretora-superintendente do Sebrae Amazonas, Ananda Pessôa.
Além do reconhecimento internacional, as queijarias premiadas acumulam conquistas em eventos nacionais. Um dos principais palcos dessas conquistas é a ExpoQueijo Brasil – International Cheese Awards, realizada anualmente em Minas Gerais, onde produtores amazonenses marcaram presença nos anos de 2023, 2024 e 2025.
Na edição de 2025, o estado foi um dos grandes destaques da competição, com a conquista de oito medalhas, resultado que evidencia o avanço técnico e a qualidade dos queijos produzidos na região amazônica.
Além das premiações, os produtores participaram de uma missão técnica na Serra da Canastra, voltada ao intercâmbio de conhecimentos com especialistas e produtores locais. A iniciativa teve como objetivo aprimorar práticas de produção, fortalecer a cadeia do leite e agregar valor à produção queijeira do Amazonas.
-
Foto: Divulgação / Sepror
Contato para a imprensa: Assessoria de Comunicação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae/AM): [email protected] ou (92) 98639-1092 / Yasmim Negreiros (92) 98411-3039.