A Prefeitura de Fonte Boa, em parceria com o Sebrae Amazonas, por meio do Programa Cidade Empreendedora, e com a Junta Comercial do Estado do Amazonas (JUCEA), iniciou na quarta-feira (9) a implementação da REDESIM Conectada, um sistema que facilita a formalização de empresas.
A ação integra o plano de trabalho do ciclo 2025/2026 do Cidade Empreendedora e tem como objetivo desburocratizar os procedimentos para abertura de empresas, reduzindo tempo e custos com o registro e a legalização de negócios. A REDESIM é uma rede de sistemas informatizados que integram os processos necessários ao registro de empresas, nos âmbitos da União, Estados e Municípios.
Para o analista técnico do Sebrae-AM no Escritório Regional de Tefé, Fábio Castro, a chegada da REDESIM representa um avanço significativo na melhoria do ambiente de negócios local.
“Esse é um passo fundamental para tornar Fonte Boa mais atrativa para quem quer empreender. A REDESIM conecta os órgãos envolvidos e simplifica processos, o que significa mais agilidade e menos burocracia para o cidadão que deseja abrir ou regularizar seu negócio,” destaca Castro.
O vice-prefeito de Fonte Boa, Sué Araújo, reforça a importância da iniciativa para o desenvolvimento econômico do município.
“A implementação da REDESIM é um marco para Fonte Boa. Estamos modernizando a gestão pública e criando um ambiente mais favorável ao empreendedorismo, que gera emprego, renda e desenvolvimento para a nossa população,” afirma Araújo.
As próximas etapas para a implementação terão capacitações para os servidores no sistema e a publicação dos atos administrativos pela prefeitura municipal.
Sobre o Cidade Empreendedora – O Cidade Empreendedora é um programa de desenvolvimento socioeconômico que tem como objetivo impulsionar o ambiente de negócios e qualificar a gestão municipal. O plano de trabalho é construído de forma participativa com os principais atores de transformação do município.
Atualmente, 27 prefeituras amazonenses aderiram ao programa, que é estruturado em 10 eixos estratégicos e alinhado aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Seu foco é promover avanços em áreas como políticas públicas, inclusão socioprodutiva, educação empreendedora e sustentabilidade.
Os eixos do programa incluem: Gestão e Políticas Públicas; Lideranças Locais e Governança; Simplificação; Sala do Empreendedor; Compras Públicas e Acesso ao Crédito; Empreendedorismo na Escola; Inclusão Socioprodutiva; Identidade, Vocações e Mercado; Inovação; e Resiliência Climática e Sustentabilidade.