Com o objetivo de viabilizar a realização de atividades conjuntas que promovam o desenvolvimento de ações voltadas para as micro e pequenas empresas, focando na orientação para a gestão de negócios e no incentivo ao desenvolvimento da economia local, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AM) sediou na manhã desta sexta-feira (24), o Encontro Conectando Negócios: Estratégias em Bioeconomia no Amazonas.
O evento ocorreu em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e os Correios, que assinaram na ocasião, um Acordo de Cooperação Técnica (ACT). O documento propõe o compartilhamento de informações cruciais para o avanço da bioeconomia no estado.
A gestora do projeto de bioeconomia do Sebrae Amazonas, Débora Sales, destacou que o objetivo da entidade é fortalecer o ecossistema e apoiar os empreendedores, para que possam se destacar no mercado, aumentar sua competitividade e alavancar seus negócios.
“O nosso projeto tem essa proposta de fortalecer os pequenos negócios desde o extrativista, do produtor rural, daquele que tira os produtos e os insumos para as empresas que vão produzir, os produtos cosméticos de bioeconomia”, disse.
Em seu discurso, o titular da Sedecti, Serafim Corrêa, enfatizou a importância da colaboração entre o setor público e os Correios para o fortalecimento das micro e pequenas empresas, essenciais para o crescimento econômico e a geração de empregos no Amazonas.
“A venda dos produtos da bioeconomia em geral ocorre na porta a porta, no boca a boca, e no mundo das redes sociais, nada mais importante do que ter os Correios integrado para fazer chegar o produto da bioeconomia ao consumidor final. Portanto isso é fundamental para que nós tenhamos uma circularidade, para que tenhamos uma integração entre quem produz, quem vai comprar aquilo que é produzido e quem pode fazer essa entrega”, afirmou.
De acordo com o Superintendente Estadual dos Correios, Marco Terêncio, a empresa está presente em mais de 5 mil cidades em todo o Brasil, incluindo 63 unidades no interior do Amazonas. Ele ressaltou o compromisso dos Correios em contribuir para o desenvolvimento regional.
“Essa parceria entre o Governo do Estado e os Correios para a bioeconomia é importante, principalmente para escoar os produtos, levar facilidade para o empreendedor exportar os produtos e mandar para qualquer município do Brasil”, pontuou.
O Encontro Conectando Negócios também contou com uma série de palestras destinadas a incentivar o interesse de empreendedores, pesquisadores e órgãos governamentais no apoio ao desenvolvimento regional.
-
Incentivo do Sebrae Amazonas
O Sebrae Amazonas tem desenvolvido diversas iniciativas para promover a bioeconomia na região, aproveitando a rica biodiversidade da Amazônia para fomentar negócios inovadores. A instituição visa demonstrar viabilidade econômica e os benefícios ambientais da bioeconomia, incentivando mais empreendedores a adotarem práticas sustentáveis.
A unidade também oferece programas de capacitação e workshops específicos sobre bioeconomia, que abordam temas como biotecnologia, manejo sustentável de recursos naturais, e desenvolvimento de produtos inovadores, além de fornecer aos empreendedores conhecimentos técnicos e práticos para desenvolver negócios sustentáveis baseados na biodiversidade local.
Outro serviço fornecido pelo Sebrae é a consultoria especializada para ajudar as empresas a identificar oportunidades e acessar mercados, além de prestar auxílio no apoio às empresas na implementação de práticas sustentáveis e no desenvolvimento de novos negócios com uso de crédito.
-