O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AM) e o Sistema de Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB-AM) serão os protagonistas de iniciativas voltadas para o fortalecimento do cooperativismo durante a Feira do Empreendedor 2024 (FE24) em Manaus. A parceria apresentará caminhos para o desenvolvimento inclusivo e sustentável com base no empreendedorismo coletivo nos dias 19, 20, 21 de setembro, no Sesi Clube do Trabalhador.
Com o intuito de oferecer consultorias e apoio técnico para aqueles que desejam adotar o modelo e fortalecer suas atividades econômicas de forma coletiva, o Sebrae-AM junto ao parceiro estratégico, o Sistema OCB, viabilizarão contatos com profissionais especializados e preparados para dar informações e esclarecer dúvidas em suas áreas de atuação. Durante a FE24, os empreendedores também terão a oportunidade de conhecer casos de sucesso de cooperativas regionais, aprender sobre modelos de governança cooperativista e descobrir como essa forma de organização pode facilitar o acesso a novos mercados, melhorar a competitividade e promover a sustentabilidade.
Conhecido como a voz do cooperativismo no Brasil, o Sistema é a consolidação de três repartições: a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), e a Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop). Atualmente, o sistema congrega mais de 4,5 mil cooperativas, sendo 2,4 mil delas com mais de 20 anos de atuação no mercado. Ao todo, o movimento tem 23,4 milhões de cooperados e gera cerca de 550 mil empregos diretos. Só no Amazonas, são 17.953 cooperados de 89 cooperativas.
Segundo a Superintendente do Sistema OCB/AM, Cláudia Sampaio Inácio, a organização terá um stand denominado de SomosCoop. “Neste espaço, iremos oferecer orientações aos empreendedores com interesse em organização de negócios cooperativos, além de apresentar uma gama diversificada de produtos e serviços desenvolvidos por cooperativas locais, que refletem a riqueza e o potencial inovador da nossa região. Serão apresentados desde produtos artesanais únicos, que celebram a cultura e os talentos do Amazonas, produtos da agricultura familiar, pescados e até soluções e serviços financeiros que podem alavancar o negócio”.
Ao todo, a organização tem representações de cooperativas em sete ramos: Agro, Consumo, Crédito, Infraestrutura, Saúde, Transporte e Trabalho, Produção de Bens e Serviços. Durante a FE24, diversas atividades estarão voltadas para o modelo de negócio que tem se mostrado uma solução eficaz para a integração econômica e o desenvolvimento sustentável de pequenas e médias empresas, especialmente na região amazônica, onde a união de produtores, artesãos, pescadores e agricultores promove o crescimento e a valorização das comunidades locais.
-
Cooperativas na FE24
No Eixo de Sustentabilidade, as cooperativas do ramo agropecuário do governo do estado, como: a Cooperativa dos Aquicultores do Estado do Amazonas (COOPAQUAM), Cooperativa de Aquicultores e Produtores Rurais do Careiro (CAPRUC), Cooperativa Agrícola Indígena Nova Esperança (COOÍNE) de Tefé, Cooperativa Mista dos Produtores Rurais do Projeto de Assentamento Tarumã Mirim (COPASA) de Manaus e Cooperativa Agropecuária de Codajás (COOPCOD), exibirão o mercado agrícola e de piscicultura da região.
No Eixo de Inclusão e Diversidade será a vez das cooperativas do ramo trabalho a Cooperativa Amazonense de Artesanato (COPAMART), Cooperativa de Artesãos do Amazonas (COOPAMA) e no ramo saúde Cooperativa Odontológica Ltda (UNIODONTO MANAUS). No Eixo Crédito e Finanças os sistemas SICOOB, SICREDI e CRESOL participarão como referências no cooperativismo e importantes motores de educação e inclusão financeira no Brasil.
Patrocinadores e Apoio
Além da OCB-AM, a FE24 conta com os seguintes patrocinadores: a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas que envolve diretamente os estados amazônicos, Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima (COP 30), Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sistema OCB/AM), Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), Companhia de Gás do Amazonas (Cigás), Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), Logic Pro, Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), Caixa Econômica Federal, PagBank, Banco do Brasil e Governo Federal, Critéria Energia Solar, O Boticário, Ergo Saúde, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e o Banco da Amazônia (BASA).
Como apoio e parceiros para a realização, a instituição conta com cooperadores da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA), Associação Comercial do Amazonas (ACA), Agência de Fomento do Estado do Amazonas (AFEAM), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas (Fecomércio); Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – AM (Senar), Associação dos Jovens Empresários e Empreendedores do Amazonas (AJE), Frente Parlamentar de Apoio à Micro e Pequenas Empresas e Empreendedoras Individuais do Amazonas (FREMPEEI), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Conselho Regional de Contabilidade do Amazonas (CRC-AM), Junta Comercial do Estado do Amazonas (JUCEA), Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), e Receita Federal (RFB). Além dos parceiros TIK TOK E SHOPEE, EBW Passou-Ganhou e a Associação Brasileira de Franchising (ABF), Holiday Inn Manaus e Hotel ibis Manaus.