ASN AM Atualização
Compartilhe

Sebrae Amazonas adere campanha “Compre do Pequeno”

O Sebrae realiza uma ampla mobilização para conscientizar os brasileiros sobre a importância dos pequenos negócios para a economia.
Por ASN Amazonas
ASN AM Atualização
Compartilhe

No Amazonas são 583.703 mil empreendedores segundo a Receita Federal, destes números, cerca de 167.923 são Microempreendedores Individuais (MEI’s). Manaus lidera esses números, mas o estado destaca a importância também dos negócios no interior, seguido por Parintins, Itacoatiara, Manacapuru e tantos outros. Sendo o Comércio e o Setor de serviços com os maiores números de negócios. E é pensando neste cenário em que o Amazonas se mantém como um dos lugares de grandes potenciais empreendedores, que o Sebrae-AM aderiu neste mês de outubro a nova edição da campanha “Compre do Pequeno”.

Neste ano, a ação visa preparar os donos de micro e pequenas empresas a ampliarem as vendas. Afinal, o aumento do PIB no país, de 2,5% na comparação acumulada em quatro trimestres de 2024, e o aquecimento da economia por si só, já oferece um cenário favorável aos pequenos negócios, que são capazes de construir vínculos com seus clientes e, com isso, transformar a realidade local, gerando mais do que relações comerciais. O objetivo é mostrar como o empreendedor deve se posicionar no mercado e captar clientes, tudo isso para atrair olhares e valorização do consumidor amazonense.

Confira as oito dicas para embarcar nessa junto com o Sebrae:

• CAPACITE A EQUIPE: com o aumento do volume de vendas em períodos promocionais, é crucial que a equipe esteja preparada para oferecer um atendimento eficiente e satisfatório. Invista em treinamentos para que os colaboradores saibam administrar múltiplos clientes simultaneamente, sem comprometer a qualidade do serviço.

• ENGAJAR E MOTIVAR O TIME: crie programas de incentivo, como comissões diferenciadas, premiações por metas e outras formas de reconhecimento pelo bom desempenho.

• GERENCIAR O ESTOQUE: analise o histórico de vendas para prever a demanda e garantir que haja produtos suficientes em todas as cores, tamanhos e variações para atender a procura.

• CRIAR UM AMBIENTE CONVIDATIVO: o ambiente do negócio deve ser uma extensão da marca, transmitindo seus valores e proporcionando uma experiência sensorial completa e agradável aos clientes. Elementos visuais, sonoros, olfativos e táteis podem criar uma atmosfera convidativa que estimule as compras. Pense em toda uma ambientação do teu empreendimento para que traga uma atmosfera coerente e convergente à temática.

 OFERECER UM ATENDIMENTO DE EXCELÊNCIA: treine sua equipe para oferecer um atendimento personalizado, atencioso e eficiente, transformando os colaboradores em verdadeiros consultores de vendas e embaixadores da marca.

• CRIAR PROMOÇÕES E OFERTAS ATRATIVAS: aproveite o movimento das datas comemorativas e crie promoções e ofertas especiais, como combos de produtos (cross-selling) e incentivos para compras de maior valor (upselling). Quando o cliente paga preço, ele quer receber valor e a entrega de valor é sempre a entrega do benefício que ele está adquirindo e tem que se dar por meio de uma experiência memorável, incrível.

• FORTALECER A PRESENÇA DIGITAL: crie perfis profissionais em redes sociais como Instagram e Facebook para aumentar a visibilidade da marca, e use plataformas de vendas on-line, como marketplaces e e-commerce, para alcançar um público maior e facilitar o processo de compra.

• INTEGRAR AÇÕES ON-LINE E OFF-LINE: ações que conectem o on-line e off-line são diferenciais, abuse de estratégias como o uso de QR codes nas lojas físicas para direcionar os clientes para o site ou redes sociais da marca, e a oferta de cupons de desconto exclusivos para compras on-line.

O que é a Campanha “Compre do Pequeno”?

-

No mês em que o país comemora o Dia da Micro e Pequena Empresa – celebrado em 5 de outubro –, o Sebrae realiza uma ampla mobilização para conscientizar a sociedade brasileira sobre a importância dos pequenos negócios para a economia e para a vida da população. O movimento “Compre do Pequeno” busca incentivar as pessoas para o consumo consciente, priorizando as micro e pequenas empresas no momento da compra. O Sebrae acredita que, desse modo, cada brasileiro está dando a sua contribuição para movimentar a economia, contribuindo com a geração de empregos e com o desenvolvimento sustentável das pequenas comunidades.

São milhões de empreendedores e empreendedoras que acordam pela manhã e conseguem se virar, buscar o próprio sustento e fazem a economia girar. Com isso, movimentam bairros, cidades, municípios, movimentam o país e contribuem para o desenvolvimento econômico, gerando emprego, renda e inclusão. Esse universo representa 95% das empresas brasileiras. São os imprescindíveis, que lutam o ano todo, lutam por uma vida.

Tem alguma dúvida ou quer aprender mais sobre empreender? Procure o Sebrae Amazonas ou confira nossos cursos no site am.loja.sebrae.com.br.

-

  • Amazonas
  • Comércio
  • Empreendedores
  • MEI
  • Negócios
  • Sebrae Amazonas
  • Serviços