ASN AM Atualização
Compartilhe

Sebrae Amazonas é reconhecido pelo 3º ano consecutivo como um dos melhores lugares para trabalhar no Brasil

Instituição alcança nova posição de destaque no Prêmio Lugares Mais Incríveis para Trabalhar 2025, promovido pelo Estadão e FIA Business School
Por Yasmim Negreiros
ASN AM Atualização
Compartilhe

Pelo terceiro ano consecutivo, o Sebrae Amazonas figura entre os vencedores do Prêmio Lugares Mais Incríveis para Trabalhar 2025, promovido pelo jornal Estadão em parceria com a FIA Business School. A iniciativa reconhece, com base em pesquisas de clima organizacional e práticas eficazes de gestão de pessoas, as instituições que oferecem os ambientes de trabalho mais inspiradores e bem estruturados do país.

Concorrendo na categoria “Empresas com até 300 colaboradores”, o Sebrae Amazonas reafirmou sua trajetória de excelência ao subir novamente no ranking nacional: após ocupar a 33ª posição em 2023 e a 21ª em 2024, alcançou a 13ª colocação em 2025, um marco que evidencia seu compromisso com a valorização de pessoas e a melhoria contínua.

“Esse reconhecimento é motivo de orgulho para todos nós. Ele reflete não apenas os resultados de uma gestão comprometida com o bem-estar dos colaboradores, mas também a cultura de respeito, inclusão e desenvolvimento que construímos ao longo dos anos. O Sebrae Amazonas é feito por pessoas que acreditam no poder da transformação e trabalham com propósito. Esse prêmio é uma conquista coletiva e reafirma que estamos no caminho certo”, destacou Antonio Silva, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Amazonas.

A cerimônia de premiação foi realizada na noite de quarta-feira, 29 de outubro, na Expo Barra Funda, em São Paulo (SP), reunindo líderes e representantes das organizações mais admiradas do Brasil. Em 2025, a iniciativa contou com a participação de 454 empresas de todo o país, um crescimento de cerca de 30 organizações em comparação ao ano anterior, totalizando a participação de 224 mil funcionários.

A diretora-superintendente do Sebrae Amazonas, Ananda Pessôa, celebrou a conquista destacando o papel da equipe.

“Esse reconhecimento é fruto do cuidado genuíno que temos com as pessoas que fazem o Sebrae acontecer todos os dias. Investimos continuamente em um ambiente saudável, criativo e inclusivo, que valoriza a diversidade e o desenvolvimento humano”, explicou.

“Esse desempenho é resultado de um processo de melhoria contínua iniciado há alguns anos, com o empenho conjunto da diretoria, do nosso Conselho Deliberativo e de todos os colaboradores. Para o Sistema Sebrae no Brasil, essa conquista representa avanços significativos em qualidade de gestão e reafirma nossa excelência na prestação de serviços e no apoio aos empreendedores e às micro e pequenas empresas do Amazonas”, concluiu.

A diretora técnica do Sebrae Amazonas, Lamisse Cavalcanti, reforçou o impacto da cultura organizacional.

“Além de sermos referência no apoio aos pequenos negócios, mostramos que também somos exemplo de gestão interna. A nossa cultura é baseada em confiança, autonomia e propósito, o que atrai talentos e mantém nossas equipes engajadas”.

A diretora administrativa e financeira, Adrianne Antony, destacou os investimentos estratégicos que contribuíram para esse reconhecimento.

“Nos últimos anos, o Sebrae Amazonas tem investido fortemente em ações que colocam o colaborador no centro da estratégia. Criamos ambientes mais saudáveis, ampliamos os canais de escuta, fortalecemos a capacitação e promovemos oportunidades reais de crescimento profissional. Esse prêmio é reflexo de uma gestão que acredita que cuidar das pessoas é o melhor caminho para gerar impacto positivo na sociedade”.

Atualmente, o Sebrae Amazonas conta com agências de atendimento em Manaus e em mais nove municípios do estado: Tabatinga, Coari, Manacapuru, Tefé, Humaitá, Parintins, Itacoatiara, Santa Isabel do Rio Negro e Presidente Figueiredo. Com essas bases, o empreendedorismo é levado para as cidades e comunidades do entorno, alcançando todas as regiões do estado, os 62 municípios. A instituição opera com cerca de 240 colaboradores, entre efetivos, terceirizados e estagiários, que atuam com o propósito de transformar realidades por meio do empreendedorismo e da inovação.

Gestão humanizada

Nos últimos 10 anos, o Sebrae Amazonas tem promovido uma verdadeira transformação na gestão de pessoas, com foco em qualidade de vida, desenvolvimento profissional e valorização dos talentos internos. Entre os principais avanços estão:

Nova filosofia de gestão, baseada em alta performance e ciclos de desenvolvimento alinhados ao mercado;

Canais de escuta ativa, com rotinas de diálogo entre direção e colaboradores;

Ambiente saudável e acolhedor, com estrutura de apoio psicossocial e serviços disponíveis aos colaboradores;

Jornada do Colaborador, que integra ações profissionais e pessoais para elevar o nível de satisfação interna e potencializar o desempenho;

Capacitação contínua, com programas de formação técnica e comportamental;

Gestão de carreira transparente, baseada em desempenho, cultura de feedbacks, critérios técnicos e meritocracia;

Infraestrutura moderna, que garante conforto, funcionalidade e bem-estar no ambiente de trabalho.

Esse conjunto de ações tem impactado diretamente a vida dos profissionais que atuam na instituição. Para Célio Matos, colaborador com 32 anos de trajetória no Sebrae Amazonas, o reconhecimento é motivo de orgulho e realização.

Célio Matos.

“Trabalhar no Sebrae é saber que você faz parte de algo maior. Aqui, somos ouvidos, valorizados e incentivados a crescer. É gratificante ver que esse cuidado com as pessoas está sendo reconhecido nacionalmente. Essa trajetória foi marcada por conquistas pessoais e profissionais: realizei o sonho da casa própria, eduquei meus três filhos e sigo contribuindo para o desenvolvimento de empreendedores e da sociedade”.

FIA

A pesquisa tem como objetivo aprofundar o entendimento sobre a jornada do colaborador, oferecendo subsídios para que as empresas tomem decisões mais assertivas em relação à gestão de pessoas, ao identificar seus pontos fortes e desafios. O fortalecimento do ambiente corporativo passa pelo monitoramento contínuo do clima organizacional, com práticas e incentivos alinhados às reais necessidades dos colaboradores.

“Ao ser reconhecida como um dos lugares mais incríveis para trabalhar, os benefícios são vários: muita valorização da marca empregadora, e os melhores talentos também buscam essas empresas como oportunidades; melhores resultados financeiros, pois as empresas premiadas também são sinônimo de maior produtividade e satisfação, que andam juntas; uso estratégico de resultados, direcionando ações voltadas às pessoas de forma mais assertiva, e valorização da própria área de RH, que ganha reputação interna e consegue levar dados precisos e confiáveis para a alta gestão”, destacou a coordenadora da pesquisa da FIA, Lina Nakata.

-

Foto: Divulgação / Sebrae Amazonas.
Contato para a imprensa: Assessoria de Comunicação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae/AM): [email protected] ou (92) 98639-1092 / Yasmim Negreiros (92) 98411-3039.

  • FIA
  • jornal Estadão
  • Prêmio Lugares Mais Incríveis para Trabalhar 2025