ASN AM Atualização
Compartilhe

Sebrae Amazonas firma parceria com Amazonastur para qualificar empreendedores do turismo em comunidades tradicionais

Acordo técnico vai levar capacitação e suporte a indígenas e ribeirinhos, fortalecendo o turismo sustentável no interior do estado
Por Yasmim Negreiros
ASN AM Atualização
Compartilhe

O Sebrae Amazonas deu mais um passo estratégico em sua missão de fomentar o empreendedorismo no estado. Em parceria com a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), foi formalizado na manhã desta segunda-feira (06/10) um Termo de Cooperação Técnica voltado à qualificação de empreendedores indígenas e ribeirinhos que integram o Plano de Ordenamento Turístico (POT), iniciativa promovida pelo Governo do Estado.

Diretora-superintendente do Sebrae AM, Ananda Pessôa.

A diretora-superintendente do Sebrae Amazonas, Ananda Pessôa, destacou a relevância da parceria.

“Levar conhecimento e ferramentas de gestão às comunidades tradicionais é essencial para que o turismo seja uma fonte de renda sustentável e valorização cultural. O Sebrae está comprometido em apoiar esses empreendedores com capacitação de qualidade, consultorias especializadas e acesso a mercado”.

A cerimônia de assinatura ocorreu na sede da Amazonastur, em Manaus, e contou com a presença das equipes de ambas as instituições. Entre as ações previstas, o Sebrae disponibilizará suas unidades físicas na capital e nos municípios do interior para a realização de atividades como palestras sobre atendimento ao turista e comportamento empreendedor, oficinas de formatação de roteiros turísticos e cursos voltados à gestão de negócios, precificação, elaboração de projetos e aperfeiçoamento de artesanato.

Além da estrutura física, o Sebrae atuará na mobilização dos gestores municipais, na implantação das atividades do POT e na capacitação do público-alvo com metodologias próprias e consultorias especializadas. Instrutores credenciados serão responsáveis por ministrar os conteúdos, em parceria com técnicos da Amazonastur.

A presença do Sebrae em todo o território amazonense é um fator determinante para o avanço das ações propostas. De acordo com a Diretora Técnica, Lamisse Said, os pontos de contato espalhados pelo Amazonas e a capilaridade do trabalho permitirão a identificação das potencialidades e o estímulo às atividades econômicas alinhadas às diferentes características das cidades.

“O fato de atuarmos em todos os 62 municípios do Amazonas ajuda muito na disseminação desse importante projeto e a partir da atuação, vamos entender qual a vocação daquele município, desenvolvendo cada um pelo o que há de melhor”, declarou.

Diretora Técnica do Sebrae AM, Lamisse Said.

A parceria tem vigência inicial de um ano e poderá ser prorrogada mediante acordo entre as partes.

O Sebrae também contribuirá com infraestrutura de apoio, logística e intercâmbio de conhecimento, além de acompanhar os resultados das ações e garantir transparência no acesso às informações por órgãos de controle.

Outro destaque é a atuação conjunta para promover a formalização, capacitação e acesso a crédito dos empreendedores cadastrados no Cadastur, sistema oficial do Ministério do Turismo. Todas as ações serão custeadas conforme a disponibilidade orçamentária de cada instituição, sem transferência de recursos financeiros entre os partícipes.

Segundo o Diretor-Presidente da Amazonastur, Marcel Alexandre da Silva, a participação do Sebrae no processo representa um passo importante para o fortalecimento da atividade turística no estado.

“Para fazer tudo isso nós precisamos de muito investimento, de muito apoio e de muita gente que ame, goste e queira fazer turismo. E o Sebrae é sinônimo disso. De fazer competente e com visão de futuro”, enfatizou.

Diretor-presidente da Amazonastur, Marcel Alexandre.

A Amazonastur será responsável pela coordenação e execução do Plano de Ordenamento Turístico (POT) nas comunidades tradicionais, atuando diretamente na mobilização dos gestores municipais e na articulação com o Sebrae Amazonas. A instituição disponibilizará corpo técnico, espaços físicos e insumos para a realização das atividades, além de compartilhar dados dos participantes e emitir certificados em conjunto com o Sebrae.

Também caberá à Amazonastur apoiar o registro dos empreendedores atendidos, divulgar os objetivos da parceria e acompanhar os resultados das ações. Com base nos dados do Cadastur, a empresa promoverá ações integradas para identificar demandas como formalização, capacitação, acesso a crédito e marketing. Por fim, agentes de desenvolvimento e atendentes das Salas do Empreendedor serão capacitados para atuar nas temáticas específicas do turismo e orientar sobre o Cadastur.

Cadastur

O Cadastur é o sistema oficial de cadastro para pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo no Brasil. Além de garantir uma série de benefícios e oportunidades aos empreendedores cadastrados, o sistema também funciona como uma fonte confiável de consulta para turistas em busca de serviços regulares e qualificados.

Para mais informações, acesse: https://cadastur.turismo.gov.br/hotsite/#!/public/capa/entrar#capaInicio

Fotos: Jeovana Torres / Sebrae Amazonas.
Contato para a imprensa: Assessoria de Comunicação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae/AM): [email protected] ou (92) 98639-1092 / Yasmim Negreiros (92) 98411-3039.

  • Amazonas
  • Amazonastur
  • Comunidades ribeirinhas
  • Turismo