ASN AM Atualização
Compartilhe

Sebrae Amazonas lança 13º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

Iniciativa premia os principais projetos de políticas públicas executados nos municípios no Amazonas
Por Thayssa Castro
ASN AM Atualização
Compartilhe

A cada ano, histórias de transformação social e econômica surgem em diferentes cantos do Amazonas. Muitas delas têm origem em projetos municipais que, mesmo com poucos recursos e logística complicada, conseguem mudar realidades. É para reconhecer essas iniciativas que o Sebrae Amazonas lançou, nesta quarta-feira (30), de forma on-line, as principais diretrizes para a inscrição da 13ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE), uma premiação nacional que destaca políticas públicas capazes de impulsionar pequenos negócios e melhorar a vida da população.

Durante o lançamento, a superintendente do Sebrae-AM, Ananda Carvalho, destacou que a premiação está alinhada ao processo de interiorização do Sebrae no Estado.

“O Sebrae-AM tem atuação em mais de 50 municípios diretamente ou por meio de parcerias, como por exemplo as Salas do Empreendedor que possuem hoje mais de 80 agentes de desenvolvimento, apoiando prefeituras e empreendedores locais. Esse prêmio é uma forma de reconhecer e valorizar as boas práticas que já acontecem nos municípios e que fazem diferença nos territórios”, ressaltou.

De acordo com o regulamento, cada prefeitura pode inscrever até duas iniciativas no PSPE, desde que sejam de categorias diferentes e tenham foco no fortalecimento dos pequenos negócios. Os projetos podem ter sido iniciados em gestões anteriores, desde que comprovem a continuidade e apresentem resultados alcançados entre 12 de junho de 2024 e 28 de novembro de 2025.

O PSPE é dividido em nove categorias: Simplificação; Sala do Empreendedor; Compras Governamentais; Empreendedorismo na Escola; Inclusão Produtiva; Turismo & Identidade Territorial; Sustentabilidade & Meio Ambiente; Empreendedorismo Rural; e Gestão Inovadora. Cada uma delas reconhece práticas que tornam as cidades mais inovadoras, competitivas e com um ambiente de negócios melhorado para quem deseja empreender.

Além do troféu e do certificado, os vencedores das categorias prioritárias – Compras Governamentais, Sustentabilidade & Meio Ambiente, Inclusão Socioprodutiva e Simplificação – participarão de uma imersão internacional, prevista para 2026, para conhecer modelos de gestão pública de referência.

O gerente da Unidade de Empreendedorismo no Interior (UEI) do Sebrae-AM, Luan Menezes, explicou que o prêmio também promove aprendizado entre os municípios.

“Mais do que reconhecer as melhores iniciativas, o PSPE estimula a troca de experiências. Quando um município compartilha uma solução que deu certo, outros podem se inspirar e adaptar aquela prática à sua realidade, gerando um efeito multiplicador no desenvolvimento local”, afirmou.

O regulamento completo do PSPE está disponível no site https://prefeituraempreendedora.sebrae.com.br/ e as inscrições estão previstas para o período de 11 de agosto a 14 de novembro de 2025.

Mais informações na Unidade de Empreendedorismo no Interior (UEI), com o coordenador estadual do Programa Cidade Empreendedora, José Antonio Cardoso, por meio do contato (92) 98560-0789 ou pelo e-mail [email protected].

  • Amazonas
  • PRÊMIO SEBRAE PREFEITURA EMPREENDEDORA
  • Sebrae Amazonas