ASN AM
Compartilhe

Sebrae Amazonas promove Seminário Internacional da Pesca em Tabatinga

Evento fortalece cadeia produtiva, capacita pescadores e articula políticas públicas na tríplice fronteira
Por Yasmim Negreiros
ASN AM
Compartilhe
Seminário Internacional da Pesca

No sábado, 11 de outubro, o Sebrae Amazonas promoveu a primeira edição do Seminário Internacional da Pesca em Tabatinga, com o objetivo de debater estratégias para o fortalecimento da cadeia produtiva da pesca na região do Alto Solimões. A iniciativa foi realizada em parceria com a Prefeitura de Tabatinga e contou com o apoio do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria Estadual de Pesca e Aquicultura.

O encontro reuniu pescadores artesanais, além de representantes de cooperativas, sindicatos, associações locais, instituições públicas e empresas privadas, promovendo a integração entre os diversos atores do setor pesqueiro. O evento aconteceu na Escola Estadual Conceição Xavier de Alencar – GM3, situada na Avenida da Amizade, nº 76, no Centro de Tabatinga.

A iniciativa também buscou oferecer serviços com mais eficiência e qualidade aos pescadores artesanais e ao público em geral, além de fomentar o acesso ao crédito e a articulação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável da pesca na região.

Osiana Almeida

A gerente do Sebrae em Tabatinga, Osiana Almeida, reforçou a importância da iniciativa para o desenvolvimento regional.

“O pescado é uma das potencialidades do Alto Solimões. Esse tipo de evento é essencial porque capacita os pescadores, traz beneficiamento, informação e fortalece a atividade pesqueira com mais profissionalismo e sustentabilidade”.

Alessandro Cohen

O secretário estadual de pesca e aquicultura, Alessandro Cohen, ressaltou o impacto do seminário para o estado e para o Brasil.

“A importância desse seminário é enorme para o Amazonas e para o país. Tabatinga, por ser uma cidade fronteiriça com Peru e Colômbia, é estratégica. Aqui discutimos políticas públicas para a pesca artesanal e comercial, frigoríficos, insumos, maquinários e agricultura. O Governo do Estado está aqui como parceiro do Sebrae, junto à Prefeitura. Agradeço ao prefeito Plinio Cruz e ao governador Wilson Lima por nos enviarem para participar deste momento tão importante para os pescadores da tríplice fronteira”.

Plinio Cruz

O prefeito de Tabatinga, Plinio Cruz, falou sobre a iniciativa.

“Esse seminário é importantíssimo, porque ele traz os pescadores, associação, sindicato, cooperativa e as instituições locais para que a gente possa articular essa integração entre as instituições e melhorar o trabalho dos nossos pescadores artesanais. A prefeitura está à disposição para continuar fortalecendo o setor primário”.

Foto: Wellington Mamud / Sebrae Amazonas.
Contato para a imprensa: Assessoria de Comunicação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae/AM): [email protected] ou (92) 98639-1092 / Yasmim Negreiros (92) 98411-3039.

  • Amazonas
  • Impacto
  • Oportunidades
  • Sebrae Amazonas
  • Seminário Internacional da Pesca
  • Tabatinga