O Sebrae Amazonas marcou presença no lançamento da coleção Encantaria, realizado nesta quinta-feira (04/09), na loja da Cooperativa de Trabalho de Artesanato Amazonense (Copamart), no Shopping Ponta Negra, em Manaus. A ação representa um avanço significativo na valorização do artesanato regional, resultado de uma articulação estratégica entre instituições e produtores locais. Com apoio técnico e institucional do Sebrae, a coleção foi desenvolvida em parceria com o designer Sérgio Matos, referência nacional em design sustentável.
A coleção reúne peças como vasos, fruteiras, porta-joias, biojoias e objetos decorativos inspirados em seres encantados, todos confeccionados com insumos sustentáveis, com destaque para a fibra de malva. Embora levem a assinatura do designer, as peças foram produzidas integralmente pelos artesãos da Copamart, refletindo a identidade amazônica e o protagonismo das comunidades envolvidas.
O lançamento da coleção Encantaria marca o início de uma jornada que une tradição, inovação e impacto social, com potencial de expansão para outras cooperativas e mercados.
O projeto nasceu da intercooperação entre a Copamart e a Cooperativa dos Juticultores do Amazonas (Cooperjuta), com apoio técnico e institucional do Sebrae Amazonas e da Organização das Cooperativas Brasileiras no Amazonas (OCB/AM). A ação conecta dois elos fundamentais da cadeia produtiva: os produtores de malva, e os artesãos que transformam o insumo em peças de alto valor agregado.
A iniciativa também conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), por meio da emenda parlamentar destinada pelo deputado estadual Adjunto Afonso.
“Esse projeto mostra que ninguém faz nada sozinho. Com apoio do Sebrae, da OCB, da Sedecti e das cooperativas, conseguimos viabilizar a coleção Encantaria por meio de uma emenda parlamentar que garante recursos para ações concretas. Fico feliz em ver que esse trabalho gera emprego, renda e valoriza o empreendedorismo local. É um exemplo de como a união entre instituições e comunidades transforma ideias em oportunidades reais”, destacou o deputado.
-
“Além de viabilizar o design das peças, o Sebrae também contribuiu com a produção dos materiais de divulgação, como catálogo, vídeo institucional e identidade visual. A próxima etapa será a conexão comercial, por meio de uma rodada de negócios marcada para o dia 20 de outubro, no Shopping do Artesanato, em parceria com a Prefeitura de Benjamin Constant, dentro do projeto Cidade Empreendedora”, disse a coordenadora de Projetos de Artesanato do Sebrae Amazonas, Lilian Simões.
A coleção Encantaria também deve ganhar projeção nacional e internacional com sua participação em eventos estratégicos do setor, como a Feira Nacional de Artesanato e Cultura (Fenacce), realizada no Ceará entre os dias 9 e 14 de setembro. Reconhecida como a maior feira de artesanato do Brasil, a Fenacce já rendeu à Copamart parcerias comerciais com compradores dos Estados Unidos, evidenciando o potencial de expansão da produção artesanal amazonense.
“A coleção Encantaria nasceu do desejo de transformar a fibra de malva em peças artesanais com identidade amazônica. Com todo esse apoio, conseguimos trazer o designer Sérgio Matos para cocriar essa coleção inédita, que une tradição, inovação e sustentabilidade. Os produtos estão disponíveis na loja da Copamart, no Shopping Ponta Negra, e serão apresentados na Fenacce, ampliando as oportunidades de mercado para os nossos cooperados e para os produtores de Manacapuru”, explicou a presidente da Copamart, Socorro Lira.
Com a malva beneficiada diretamente pelas mulheres das comunidades de Manacapuru, o projeto amplia as possibilidades de geração de renda e inclusão produtiva.
“A OCB Amazonas atua no fortalecimento do cooperativismo e, junto ao Sebrae, apoia a intercooperação entre a Copamart e a Cooperjuta. O projeto piloto transforma a malva bruta em peças artesanais de alto valor agregado, gerando renda para artesãos e mulheres das comunidades de Manacapuru. Com apoio técnico e institucional, a iniciativa avança para novos mercados e tem potencial de expansão nacional e internacional”, explicou a diretora-superintendente da OCB/AM, Cláudia Sampaio.
O juticultor Carlos Alberto de Castro Soares, da Cooperjuta, destacou o longo e cuidadoso processo de cultivo e beneficiamento da malva, que envolve etapas como semeadura, colheita submersa e secagem. Para ele, ver a fibra transformada em peças artesanais representa um avanço significativo.
“Produzir a fibra de malva exige um processo longo e cuidadoso, desde a semeadura até o beneficiamento. Ver esse material transformado em peças artesanais é gratificante, pois abre novas oportunidades de renda para os produtores e suas famílias. Esse projeto representa um novo horizonte para as futuras gerações”, disse.
“A Cooperjuta conta com cerca de 250 cooperados, sendo 69 produtores em atividade. Estamos desenvolvendo um projeto para beneficiar a fibra de malva com apoio das mulheres das comunidades, o que deve otimizar a produção artesanal da Copamart. A próxima safra já começou a ser plantada e a colheita está prevista para 2026, com expectativa de produção anual em torno de 2 mil toneladas”, salientou a presidente da cooperativa, Verônica Mesquita.
-
Foto: Wellington Mamud / Sebrae Amazonas.
Contato para a imprensa: Assessoria de Comunicação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae/AM): [email protected] ou (92) 98639-1092 / Yasmim Negreiros (92) 98411-3039.