Estamos chegando a época mais promissora de vendas do comércio: as festas de fim de ano. O Natal é considerado a maior data comercial do varejo, mas é preciso que empreendedores aproveitem esta oportunidade a favor dos seus negócios. A data é favorável às vendas também, pelo poder de compra das pessoas, que recebem décimo terceiro, férias, comissões especiais ou que se programam durante todo o ano para efetuarem as compras do Natal.
As principais datas das festas de fim de ano influenciam a venda nos mais diversos setores, desde lojas de roupas, até supermercados, turismo e rede de hotelaria. E para ajudar o empreendedor nesse período, o Sebrae Amazonas apresenta algumas dicas:
1. Planeje ações comerciais que atraiam o cliente até a sua loja: trabalhe com estratégias de impulsionamento de vendas, como produtos que as pessoas mais compram nesta época para presentear, promoções bem direcionadas, ofereça também vantagens e facilidades ao cliente, como frete grátis, cartão fidelidade, descontos e facilidades nas formas de pagamento.
2. Capacite sua equipe para as vendas de fim de ano: explique e repasse todas as informações das ações comerciais das festas de fim de ano para a equipe. Instrua seus colaboradores a observarem todos os detalhes durante as vendas, incentive a estratégia cross selling (venda cruzada) para agregar valor à compra, tanto para o cliente, quando para quem vende e certifique-se de que os vendedores conheçam bem os produtos.
3. Engaje seus vendedores: tão importante quanto capacitar, é engajar seus colaboradores para que eles estejam alinhados com os objetivos de vendas da sua empresa. A equipe precisa estar treinada, engajada, alinhada e motivada para que esse período renda bons resultados.
4. Invista na decoração natalina em vitrines e dentro do negócio: seja loja física ou online, é muito importante que o cliente bata o olho e saiba que seu negócio está preparado para o Natal. A decoração natalina estimula os clientes à compra de presentes. Em sites, e-commerces e redes sociais, a dica é de investir em layouts chamativos.
5. Solucione os problemas dos clientes: durante esta época do ano, é preciso que o vendedor saiba ouvir, entender qual é a real necessidade do consumidor e o convencer a comprar, evitando é claro, que se force a compra do produto.
6. Aproveite oportunidades de vendas com clientes atrasados: por falta de tempo ou de programação, muitos consumidores acabam deixando para comprar os presentes nos últimos dias, ou, na última hora. É muito importante que sua empresa possua um estoque bom de mercadoria, para garantir a venda aos clientes atrasados.
7. Dedique-se ao ambiente digital: nas redes sociais, crie engajamento no Facebook e Instagram, com postagens atrativas, com bom conteúdo e com imagens chamativas. Utilize muito também o recurso de stories. Envie mensagens por e-mail, WhatsApp ou Telegram, avisando sobre promoções ou condições diferenciadas.
8. Aproveite as vendas natalinas e efetue vendas para o Ano Novo: as vendas não terminam no Natal! Muitas pessoas deixam para comprar os trajes, calçados ou itens para as festas de Ano Novo, após o dia 26 de dezembro. Na última semana do ano, ainda existem muitas oportunidades de vendas, já que muitas pessoas estão de férias e é possível atraí-las através de promoções.
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