O Sebrae Amazonas apresenta, nesta quarta-feira (10), os resultados da execução do Programa Nacional Pró-Catadores no estado e realizará a certificação das nove organizações participantes nos municípios de Manaus, Novo Airão e Parintins. A solenidade será às 14h, no auditório da sede do Sebrae-AM (Av. Leonardo Malcher, 924, Centro).
A iniciativa é do Governo Federal, coordenada pela Secretaria-Geral da Presidência da República, por meio do Comitê Interministerial para Inclusão Socioeconômica de Catadoras e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis (CIISC). O Sebrae participa como instituição convidada, aplicando metodologias de capacitação e desenvolvimento.
Ao longo de 2025, 213 catadores e catadoras foram diretamente impactados por ações de formação, apoio técnico e fortalecimento produtivo promovidas pelo programa no estado.
No Amazonas, o Sebrae-AM atuou em parceria com cooperativas e associações para fortalecer a organização produtiva, ampliar oportunidades econômicas e qualificar a gestão das entidades. Entre os conteúdos trabalhados estiveram: diagnóstico e construção de plano de trabalho; regularização jurídica; gestão administrativa e financeira; melhoria da produção; segurança no trabalho; organização de instalações e equipamentos; procedimentos de coleta seletiva; articulação com o poder público e a iniciativa privada; e estratégias de captação de recursos.
Para a gestora estadual do programa, Mara Galvão, “o Pró-Catadores representa não apenas capacitação, mas a abertura de novas possibilidades de renda, autonomia e reconhecimento para um segmento essencial na cadeia da reciclagem. O Sebrae-AM tem muito orgulho dessa parceria e do impacto construído coletivamente nos municípios atendidos”, explica.
O programa foi executado em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), Justiça Federal do Amazonas – 7ª Vara Federal da Seção Judiciária, SENAI Amazonas, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS), Secretaria Municipal de Finanças (SEMEF), Secretaria Municipal de Limpeza Pública (SEMULSP), Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (AGEMAN), Prefeitura de Novo Airão, Prefeitura de Parintins e Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM).
Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae/AM) do Programa Cidade Empreendora: [email protected] ou Thayssa Castro (92) 98828-3747.

