Idealizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AM), o workshop de moda teve como tema: “Os novos caminhos para a transformação e valorização do segmento na economia criativa do estado”. O encontro que ocorreu no último sábado (23), nas dependências do Sebraelab, reuniu costureiras, estilistas, estudantes e empresários do segmento. As discussões giraram em torno das mais recentes tendências e insights que permeiam a área com influências indígenas, urbana e casual.
Responsável pela coordenação do workshop, o analista do Sebrae-AM, Herbeth Oliveira, afirmou que um dos principais objetivos do encontro é fortalecer a indústria da moda no estado, não apenas como uma fonte de expressão cultural, mas também como um motor para economia local.
“Queremos trazer essa experiência com profissionais de outro estado para mostrar que somos capazes de tratar a moda também como algo relevante para o país, como algo que possa ganhar evidência. Outro propósito também é trazer as dores desses profissionais que estão na área no estado, seja de maneira informal ou informal, para que juntos consigamos planejar mais ações que visem o empreendedorismo e formação de parcerias que promovam maior espaço para que esses artistas sejam reconhecidos”, disse Herbeth.
Ainda de acordo com Herbeth, além das tendências e estratégias de negócios, o workshop buscou mapear e empoderar os talentos locais.
A programação contou com a presença da renomada empresária do Rio Grande do Sul e proprietária da Dona Rufina, Luciana Bulcão, e mesas redondas com apoio e participação do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC), Sebrae-AM e representantes do Amazon Poranga Fashion.
A chefe de gabinete da SEC, Jennifer Ribeiro, acredita que a formação de redes colaborativas por meio de workshops como o promovido pelo Sebrae, pode incentivar a criação de mais modelos de negócios que envolvam a moda sustentável e mais medidas públicas que valorizem o segmento no estado.
“Nós temos a missão de fomentar a economia criativa em suas diversas ramificações e a moda é uma delas. Por isso é importante que a gente mantenha essa parceria com o Sebrae Amazonas, porque nosso objetivo é conhecer mais talentos e descobrir novas oportunidades, além de ouvir os pequenos e mais experientes negócios do segmento pra que a gente consiga visualizar mais medidas que fomentem alternativas de apoio para essa área”, relatou Jennifer.
Atualmente o Sebrae contabiliza mais de 300 empresas ativas no Amazonas, entre MEI, ME e EPP que atuam na reparação de vestiário, moda, e artigos de viagem ou serviços de apoio à indústria da moda. Os dados são do Núcleo de Inteligência e Conhecimento da Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae/PR.
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