ASN AM Atualização
Compartilhe

Mais de 36 mil empresas foram constituídas no Amazonas em 2023

Os dados são com base no painel de atividades empresariais do Sebrae.
Por ASN Amazonas
ASN AM Atualização
Compartilhe

O Amazonas contabilizou um saldo de 36.532 entre empresas abertas e encerradas em 2023. Os números são do relatório com base no painel de atividades empresariais do Núcleo de Inteligência e Conhecimento da Unidade de Gestão Estratégica e Inteligência de Dados (UGE) do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AM). Ao todo, o estado registrou a abertura de 40.797 empresas de Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas (ME) e Empresa de Pequeno Porte (EPP), e encerrou 4.265 negócios.

De acordo com os dados, o número de empresas em janeiro de 2023 também apresentou um crescimento de 3,6% em relação ao mesmo período de 2022. Foram 3.846 em um período de 30 dias em comparação ao registro de 3.712 no ano anterior. No acumulado de 2022, o estado contabilizou 42.125 constituições empresariais, porém com encerramento de 3.259 negócios, o que resultou em um saldo de 38.866 entre empresas abertas e fechadas.

empresas amazonas
Painel de Atividades Empresariais – Qlik Sense /Análise de dados Sebrae

O relatório aponta, por meio da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), os setores que mais continuam em avanço, são eles: Serviços com 47,97%, seguido pelo Comércio com 38,79% e a Indústria com 7,8%. Promoção de vendas, Varejo de artigos de vestuários e acessórios e Escritórios de serviços especializados de apoio administrativo, estão entre as atividades com maiores números de inscrições no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

Empresas Amazonas
Painel de Atividades Empresariais – Qlik Sense /Análise de dados Sebrae

-

Tempo de abertura

A média do tempo de abertura de um novo empreendimento no Amazonas é de aproximadamente 20 minutos, com destaque para os municípios de Atalaia do Norte com 6 minutos, Caapiranga com 6,6 e Envira com 6,7.

Empresas 

Atualmente, o Sebrae Amazonas possui cerca de 194 mil empresas entre MEI, ME e EPP ativas, que são ou que já foram assistidas pela instituição, sendo a maioria – microempreendedor individual – com pouco mais de 163 mil.

O estado também configura no âmbito econômico, um rendimento do Produto Interno Bruto (PIB), de aproximadamente 131 bilhões. A renda, que ajuda a medir o grau de desenvolvimento econômico da região, está acima da média nacional por uma elevação de 5,56% no seu volume produtivo, enquanto a média em todo país é de 4,76%. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2021.

-

Imprensa Sebrae Amazonas

  • CNAE
  • dados
  • Empresas
  • EPP
  • ME
  • MEI
  • Pequenos Negócios
  • Sebrae Amazonas
  • Setor