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Colaboradores do Sebrae participam de palestra sobre Integridade

O programa consiste no conjunto de mecanismos e procedimentos internos de integridade, auditoria e incentivo à denúncia de irregularidades e na aplicação efetiva de códigos de ética.
Por ASN Amazonas
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Como forma de reforçar a responsabilidade administrativa de pessoas físicas e jurídicas pela prática de atos contra a administração pública, os colaboradores do Sebrae Amazonas receberam nesta quarta-feira (20), no Sebraelab, a palestra com o tema ‘Agregando Valor com Integridade’.

Para dar início a palestra, a Diretora Administrativa e Financeira do Sebrae-AM, Adrianne Antony Gonçalves, destacou o quadro de valores institucionais e ressaltou a ética como item fundamental para a integridade corporativa. “É uma palavra bonita e melhor quando ela se confirma nas nossas atividades, no nosso cotidiano e para nossa equipe interna que irá por meio dela agregar o serviço que chega ao nosso cliente.”

O especialista em Compliance, Carlos Berti Niemeyer, fez a exposição do tema na ocasião e explicou sobre a importância e valor de abordar o assunto. “Tudo que o Sebrae faz é pensando em gerar valor aos seus clientes, mas isso precisa ser feito com integridade, com o conhecimento das normas da organização, agir em conformidade e entender que é fundamental a ética e a idoneidade em todas as atitudes de um colaborador.”

A gerente de auditoria interna da instituição, Raqueline Moreira, afirmou que se aliar com as diretrizes estratégicas de um Programa de Integridade Corporativa permite um desenvolvimento sustentável da empresa com alto padrão ético nas relações internas e externas. “No início deste ano, a auditoria contratou uma consultoria para implantação desse programa no Sebrae Amazonas, pois além de ser uma medida prevista pelo Conselho Deliberativo Nacional (CDN), podemos usar para monitorar os planos de ações de acordo com o programa e gerenciar os recursos públicos da melhor forma.”

De acordo com a coordenadora do evento, Gisela Campos, desde que foi publicada a lei anticorrupção (Lei n. 12.846/2013) e a nova lei de licitações, “o Sebrae possui uma resolução que orienta a implantação do Programa de Integridade Corporativa que permite o adequado nível de antecipação, supervisão e controle”, o que segundo ela, permite “reforçar a capacidade de resposta aos temas de compliance, a preservação dos valores da empresa e a realização de negócios”, declarou.

O Programa de Integridade Corporativa acata a direção do Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Amazonas (CDN), Antonio Carlos da Silva, e é composto por vários elementos que interagem com os aspectos inerentes às áreas de negócios da entidade, podendo ser estruturado por meio de sistemas eletrônicos, documentos, processos, pessoas e atitudes para evitar, identificar e cessar condutas ilegais, não alinhadas com os normativos internos.

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