O Empório Sebrae da Semana Santa realizado no Sambódromo nos dias 8, 9 e 10 mobilizou mais de 5 mil pessoas, que mesmo sob forte chuva foram comprar peixes, artesanatos, farinhas,doces,salgados, entre outros produtos regionais, no retorno presencial das feiras da instituição.
O dono da Casa do Tambaqui Wellington Ferreira destacou ” que ao todo foram comercializados R$ 42 mil nos três dias, porque atendemos pedidos de pessoas que foram ao Empório”, salientou. Ao todo ele comercializou 1.700 kg de tambaqui e 800 kg de matrinxã.
A atendente de balcão da Casa do Tambaqui no Empório Sebrae,Arlana Monteiro, disse “que vendeu R$ 6 mil e que foi um sucesso, porque os clientes também encomendaram peixes para a Semana Santa”.
A artesã Rosária Fátima Garcia da Silva vendeu vários japamalas e sentiu que a feira presencial trouxe mais esperanças, para quem trabalha diretamente com o público. “Meus japamalas são únicos, todos são diferentes. Trabalho com peças originais e utilizo sementes de açaí,buriti,jarina,pataua, pedras, vidro murano, madeira certificada e os meus clientes gostam de tocar, usar a peça antes de comprá-la, até mesmo para sentir a energia.Aqui no Empório Sebrae tive muito boa acolhida”, comentou.
A micro empresária Alline Magalhães, que comercializa farofas saborizadas da marca Farofa da Elma, levou a família para o Empório com o objetivo de estar mais próxima dos clientes e, também, para superar o trauma que enfrentou na pandemia quando sua mãe Elma Magalhães teve 80% dos pulmões afetados pelo Coronavirus.
“Eu montei praticamente uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) na minha casa, para cuidar da minha mãe e, hoje, ela está aqui comigo feliz da vida e isso é maravilhoso” afirmou Alline Magalhães.
A diretora superintendente do Sebrae, Lamisse Said Cavalcanti, comprou vários tambaquis e matrinxas no estande da Casa do Tambaqui, e sentiu que a retomada do comércio presencial está permitindo que os micros empresários ampliem a carteira de clientes.
“Eu gostei da qualidade dos peixes que comprei e irei encomendar mais deles, pela qualidade dos produtos”, comentou.
A diretora técnica do Sebrae, Adrianne Antony Gonçalves, disse “que o Empório Sebrae da Semana Santa atendeu o propósito de aproximar o público consumidor com os micros empresários, na pós pandemia, em um momento de retomada da economia”.
A diretora do Departamento de Agricultura e Abastecimento da Prefeitura Municipal de Manaus, Meyb Cristny dos Santos Seixas, levou quatro micrempresarios ao Empório Sebrae, para que eles ampliem seus contatos no mercado, através da rede de relacionamentos do Sebrae.
“Nós encontramos um excelente ambiente de negócios e percebemos que a retomada pós pandemia veio para ficar, e que o empreendedorismo é a melhor forma para gerar renda para os pequenos negócios”.
A artesã Mara Soares produz sandálias de produtos reciclados e vende seus produtos na Galeria dos Remédios. Ela participou pela primeira vez de uma feira presencial do Sebrae.
“Aqui, a gente aprende que além de vender tem que manter uma relação de fidelização do cliente e, que, muitas vezes, uma pequena venda pode se transformar em uma grande parceria”.