ASN AM
Compartilhe

Prefeitura e Sebrae-AM atuam no desenvolvimento do turismo do município de Careiro

A primeira atividade que está sendo executada é a criação do Plano de Ordenamento Turístico
Por Thayssa Castro
ASN AM
Compartilhe

Inserir o município de Careiro (a 88 quilômetros de Manaus) nas principais rotas turísticas do interior do estado é uma das estratégias da Prefeitura Municipal de Careiro. Assim, em parceria com o Sebrae Amazonas, ações integradas para o desenvolvimento do turismo no território estão sendo executadas.

Diagnóstico turístico, minuta da Lei de Taxa de Turismo e Plano de Turismo do município são algumas das ações previstas no plano de trabalho criado pelo corpo técnico do Sebrae, em conjunto com as secretarias municipais de Careiro.

A primeira atividade que está sendo executada é a criação do Plano de Ordenamento Turístico (POT). O Sebrae-AM iniciou as atividades de mapeamento, com uma pesquisa inicial de diagnóstico turístico do município, visitas técnicas e registros fotográficos dos empreendimentos turísticos, além de reuniões de alinhamento com as secretarias municipais de Turismo, Comunicação, Esporte, Pesca, Cultura e Administração, a fim de discutir os pontos principais e as estratégias iniciais para a elaboração do plano.

Para a criação do POT, estão envolvidos os principais agentes de atuação no território, como a comunidade, trade turístico, setor público e o corpo técnico do Sebrae, é o que explica a secretária de Turismo, Neuzilena Diós. “O POT é essencial para o desenvolvimento sustentável e estruturado de qualquer destino turístico. No caso de Careiro, essa iniciativa torna-se ainda mais relevante quando conduzida de forma participativa, envolvendo a comunidade local, empresários, poder público e demais partes envolvidas”, disse

Durante o mapeamento, foram exploradas as potencialidades para promover o turismo local através de campanhas de comunicação e eventos esportivos, o potencial turístico das atividades pesqueiras na localidade, a valorização do patrimônio cultural do município e como ele pode ser utilizado como atrativo turístico, promoção da identidade local e eventos culturais, aspectos como orçamento, parcerias e a infraestrutura necessária para apoiar as iniciativas.

As visitas técnicas permitiram a identificação de pontos fortes e áreas que necessitam de melhorias, proporcionando uma visão prática das necessidades e potencialidades do setor turístico local. Já os registros fotográficos foram realizados em empreendimentos turísticos do município como: meios de hospedagem, atrativos turísticos, alimentação fora do lar, transporte (táxis, mototáxis, barcos e lanchas).

Para o gerente de Empreendedorismo no Interior do Sebrae-AM, José Antonio Cardoso, o mapeamento das informações é fundamental para nortear todo o trabalho. “O engajamento das diferentes secretarias municipais e a conexão com os diversos atores do segmento, permite um diagnóstico detalhado do cenário turístico de Careiro”, explica.

A segunda atividade vai acontecer no dia 25/06, com um seminário temático para a construção coletiva do POT, onde a população, trade turístico, gestão pública e demais instituições poderão desenvolver ações e objetivos para os próximos 10 anos. No total, serão 5 oficinas para a criação do plano.

As informações coletadas servirão de base para a elaboração do POT que visa o desenvolvimento sustentável do turismo no município. Além das atividades para o fomento do turismo, o Sebrae também realizará curso de reciclagem de garrafas pet e a minuta da lei de taxa de pesca.

  • Careiro
  • Plano de Ordenamento Turístico