ASN AM
Compartilhe

Salas do Empreendedor libera R$ 12 milhões em créditos da AFEAM em 2025

23 Salas do Empreendedor já estão em funcionamento efetivo
Por Doris Rios
ASN AM
Compartilhe

A interiorização do acesso ao crédito produtivo no Amazonas ganhou escala em 2025 com a atuação integrada da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (AFEAM), do Sebrae Amazonas e das prefeituras municipais, por meio das Salas do Empreendedor. Ao longo do ano, mais de 30 Salas do Empreendedor foram capacitadas e estão aptas a operar os processos de financiamento da AFEAM, fortalecendo o atendimento direto aos pequenos negócios nos municípios do estado. Os municípios interessados podem aderir à operacionalização das linhas de crédito da AFEAM por meio das Salas do Empreendedor, mediante parceria com o Sebrae-AM e a agência de fomento.

Desse total, 23 Salas do Empreendedor já estão em funcionamento efetivo, realizando atendimentos, orientações e encaminhamentos de propostas de crédito. Com a ampliação da iniciativa ao longo de 2025, o volume de operações realizadas por essas unidades ultrapassou R$ 12 milhões em créditos liberados, resultado de 977 operações de crédito destinadas a microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) em diversas regiões do Amazonas.

A atuação das Salas do Empreendedor tem sido estratégica para facilitar o acesso ao crédito produtivo orientado, especialmente em municípios mais distantes dos grandes centros urbanos. Além da operacionalização do financiamento, os empreendedores recebem apoio na organização da documentação, orientação para o uso consciente do crédito, capacitações e suporte à formalização dos negócios.

Para o diretor-presidente da AFEAM, Marcos Vinicius Castro, a iniciativa representa um avanço significativo para o fortalecimento do empreendedorismo no estado.

“A parceria estratégica entre as instituições é uma das iniciativas mais importantes para impulsionar o empreendedorismo no Amazonas, ampliando o acesso às linhas de crédito da AFEAM com atendimento e orientação especializada, tanto na capital quanto no interior”, destaca.

O projeto é executado por meio de um Termo de Cooperação Técnica entre as instituições. Atualmente, mais de 80 Agentes de Desenvolvimento atuam em 60 Salas do Empreendedor em todo o estado, abrindo a possibilidade de novos municípios aderirem à iniciativa e passarem a ofertar o crédito da AFEAM de forma descentralizada e contínua.

Segundo o gerente da Unidade de Atendimento e Serviços Financeiros (UASF) do Sebrae-AM, Evanildo Pantoja, os resultados refletem a força da atuação em rede.

“A expectativa é ampliar ainda mais o volume de crédito contratado e sensibilizar as prefeituras para que esse serviço esteja disponível de forma contínua na Sala do Empreendedor. Essa ação conjunta fortalece o desenvolvimento econômico no interior, injetando recursos para a expansão e consolidação dos pequenos negócios”, afirma.

  • Sala do Empreendedor