Para apoiar os micros e pequenos empreendedores dos municípios do estado, o Sebrae Amazonas, a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (AFEAM) e as prefeituras municipais estão atuando em parceria nas Salas do Empreendedor, operacionalizando o acesso ao crédito para financiamento de negócios locais em 6 municípios. Somente entre janeiro e março deste ano, o valor liberado já alcança R$ 1.996.773,20, resultado de 161 processos finalizados.
Em 2024, um projeto-piloto foi iniciado nas cidades de Benjamin Constant, Manaquiri, Manicoré e Parintins. Com dois meses de execução, nos meses de novembro e dezembro, o volume de crédito liberado ultrapassou R$ 1,6 milhão, resultado de 122 processos finalizados.
Com o avanço da iniciativa neste ano, 6 municípios passaram a oferecer o serviço por meio das Salas do Empreendedor de Benjamin Constant, Manaquiri, Manicoré, Parintins, Humaitá e Santo Antônio do Içá.
Agora, os municípios de Lábrea, Autazes, Amaturá, Atalaia do Norte, Rio Preto da Eva, São Gabriel da Cachoeira, São Sebastião do Uatumã, Barcelos, Codajás, Ipixuna, Beruri, Boa Vista do Ramos e Carauari também passarão a atuar com a operacionalização. Os Agentes de Desenvolvimento (AD) desses municípios passaram por capacitação específica para operar o sistema de crédito, além de contar com suporte técnico contínuo do Sebrae-AM e da AFEAM.
“A parceria estratégica entre as instituições é uma das iniciativas mais importantes para impulsionar empreendedorismo no estado, que tem contribuído para a ampliação do acesso dos empreendedores à linha de crédito da AFEAM, com atendimento e orientação especializada, tanto na capital quanto no interior do Amazonas”, é o que destaca o diretor-presidente da AFEAM, Marcos Vinicius Castro.
O projeto foi viabilizado por meio de um Termo de Cooperação Técnica entre as duas instituições. Em todo o estado, 82 Agentes de Desenvolvimento atuam em 55 Salas do Empreendedor.
Para o gerente da Unidade de Empreendedorismo no Interior (UEI) do Sebrae-AM, Luan Menezes, o resultado expressivo comprova a efetividade da atuação em rede e o compromisso com o desenvolvimento dos territórios.
“A expectativa é aumentar o volume de crédito contratado e sensibilizar as prefeituras para que esse serviço esteja disponível para mais empreendedores durante todo o ano, tanto presencialmente quanto online. Essa ação conjunta entre as Instituições fortalece o desenvolvimento econômico no interior do estado, injetando recursos para a ampliação e desenvolvimento dos pequenos negócios”, explica o gerente.