Nesta sexta-feira, 17 de outubro, o Sebrae Amazonas oficializa mais um avanço na parceria com a Organização das Cooperativas Brasileiras no Amazonas (Sistema OCB/AM), por meio da assinatura de um contrato que viabiliza consultorias técnicas do programa Sebraetec para três cooperativas do estado. A iniciativa integra a Trilha de Lideranças com as Cooperativas e tem como foco impulsionar a profissionalização, a inovação e a competitividade dos empreendimentos locais.
O modelo de cooperação segue o formato de cofinanciamento adotado pelo Sebraetec, no qual o Sebrae arca com 70% do valor total dos serviços e a OCB contribui com os 30% restantes. A divisão estratégica permite que as cooperativas tenham acesso a soluções especializadas com investimento reduzido, viabilizando melhorias em áreas essenciais como rotulagem, identidade visual, georreferenciamento e conformidade regulatória.
“Estamos iniciando a segunda etapa da nossa parceria com a OCB, aprofundando o trabalho iniciado com o Empretec Rural. Agora, três cooperativas receberão consultorias em georreferenciamento, rotulagem, identidade visual e inspeção, fundamentais para a comercialização segura e eficiente dos produtos. Cooperativismo é negócio, e essa parceria com o Sebrae vai gerar muitos frutos em 2025 e 2026,” destacou a diretora-superintendente do Sebrae Amazonas, Ananda Pessôa.
“Hoje assinamos a primeiro parceria do Sebraetec para cooperativas amazonenses. Vamos atuar com cooperativas do agro e do interior, promovendo inovação, georreferenciamento e implantação do sistema de inspeção estadual, para que produzam com mais qualidade e vendam melhor”, disse o presidente do Sistema OCB-AM, Petrucio Magalhães.
-
“O Sebrae é nosso parceiro ideal para desenvolver o empreendedorismo e viabilizar soluções que ajudem as cooperativas a venderem mais e melhor,” completou a superintendente do Sistema OCB-AM, Cláudia Sampaio.
Entre as cooperativas contempladas está a Cooperativa Agropecuária dos Pescadores da Mesorregião do Amazonas (Coopeixe I), que possui o Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e atua no processamento de sete tipos de pescados. A demanda atual envolve a adequação de rotulagem e a elaboração da tabela nutricional para os produtos Pirarucu e Tambaqui.
A Cooperativa Agropecuária dos Produtores da Am-010 (Coopram-am010) será beneficiada com consultoria de georreferenciamento para propriedades de seus cooperados. Inicialmente, serão atendidos três imóveis rurais com até 50 hectares cada, priorizando pequenos agricultores.
A Cooperativa de Aquicultores e Produtores Rurais do Careiro (Capruc) receberá três consultorias técnicas: criação de identidade visual e marca, rotulagem com tabela nutricional e código de barras para o peixe Tambaqui, além do design gráfico aplicado à embalagem dos produtos.
Foto: Wellington Mamud / Sebrae Amazonas.
Contato para a imprensa: Assessoria de Comunicação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae/AM): [email protected] ou (92) 98639-1092 / Yasmim Negreiros (92) 98411-3039.